Topo

Ex-Spurs, Tony Parker anuncia aposentadoria após 18 temporadas na NBA

Armador francês conquistou quatro títulos da NBA com time de San Antonio; na última temporada, defendeu o Charlotte Hornets -  Andy Lyons/Getty Images/AFP
Armador francês conquistou quatro títulos da NBA com time de San Antonio; na última temporada, defendeu o Charlotte Hornets Imagem: Andy Lyons/Getty Images/AFP

Do UOL, em São Paulo

10/06/2019 13h39

Tony Parker anunciou hoje seu adeus às quadras de basquete. Aos 37 anos, o ex-armador do San Antonio Spurs, com passagem pelo basquete francês, se aposenta após defender o Charlotte Hornets na temporada 2018/2019.

Na NBA, foi campeão em quatro temporadas com os Spurs: 2003, 2005, 2007 e 2014. No entanto, em declarações publicadas pelo site The Undefeated, Parker afirmou não se sentir capaz de ser quem é em quadra.

"A última temporada foi muito diferente para mim. Eu me diverti muito em Charlotte. Foi diferente do que foi para mim depois de 17 anos com os Spurs. E eu sabia que o tempo havia passado e eu estava muito nostálgico", explicou.

"Estar longe de minha família em San Antonio teve uma participação importante (na decisão de encerrar a carreira). Então, cheguei à conclusão de que havia chegado a hora de seguir em frente. Tenho muita coisa boa na minha vida. Uma família linda, crianças lindas. E quero passar mais tempo com eles", completou.

Ao site, Parker disse ter percebido no fim da temporada que era hora de parar e explicou que a ideia enfrentou alguma rejeição de pessoas próximas.

"É engraçado porque minha família, mais do que meus amigos, ficou naquelas: 'Vamos lá, mais uma'. Eu? Faz tempo que eu estou em paz com a decisão, porque eu me preparei para isso", explicou o francês, que teve que abrir mão do objetivo de jogar 20 temporadas na NBA.

"Eu queria jogar 20 temporadas e ainda acho que posso. Tive uma boa temporada com os Hornets e estava em boa forma. Mas, ao mesmo tempo, não vejo motivo para jogar 20 temporadas", completou.