Topo

NBA: Como foto fez georgiano viralizar em draft e ser "adotado" por astros

Goga Bitadze viralizou na internet, mas terminou sorrindo no draft após ser selecionado - Sarah Stier/AFP
Goga Bitadze viralizou na internet, mas terminou sorrindo no draft após ser selecionado
Imagem: Sarah Stier/AFP

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo (SP)

21/06/2019 04h00

Goga Bitadze acabou ignorado, mas terminou o draft da NBA com um sorriso no rosto. O pivô de 2,12m da Geórgia passou por um constrangimento com a imprensa no dia anterior ao recrutamento universitário da liga, quando se sentou ao lado do já candidato a astro Zion Williamson e ficou sozinho enquanto a mídia tentava arrancar uma declaração do ex-jogador de Duke, primeiro selecionado ontem (20) pelo New Orleans Pelicans.

Escolhido pelo Indiana Pacers na 18ª posição, Bitadze viralizou na internet pela cena até certo ponto bizarra. Enquanto praticamente toda a imprensa mirava em Zion, o georgiano observava, solitário em seu lugar, todo o assédio ao jogador mais badalado do draft deste ano.

A imagem gerou tanta repercussão que chegou a astros da NBA. O ex-ala armador Dwayne Wade deu uma dica para o novo atleta europeu da liga. "Use isso como combustível", comentou na página Slam online, que repercutiu a imagem de Bitadze sozinho diante de toda a atenção a Zion.

A mesma página contou com um comentário de Draymond Green. Apenas o 35º selecionado no draft de 2012, o ala-pivô estrela do Golden State Warriors também saiu em apoio do georgiano. "Ele deveria guardar esta foto, olhar para ela todos os dias e dar o melhor para quebrar tudo", comentou.

Bitadze não comentou sobre a repercussão da imagem. Tímido e ainda pouco travado no idioma, o pivô da Geórgia, que tem como um mentor o bicampeão da NBA Zaza Pachulia, comemorou a vitória pessoal ao entrar na liga de basquete mais forte do planeta.

"Isso significa que cumpri o meu sonho. Agora estou feliz e carregando o meu país, usei essa gravata com a bandeira para mostrar o amor pelo meu país. Zaza me disse que é difícil chegar na NBA, mas é muito mais difícil ficar na NBA. Vou fazer de tudo para permanecer aqui", declarou o atleta, já apoiado por grandes nomes do esporte antes mesmo de estrear.