Topo

Iguodala cria polêmica com declaração sobre contusão nos Warriors

Andre Iguodala durante jogo do Golden State Warriors - Thearon W. Henderson/Getty Images/AFP
Andre Iguodala durante jogo do Golden State Warriors Imagem: Thearon W. Henderson/Getty Images/AFP

Do UOL, em São Paulo

26/06/2019 10h48

O ala-pivô Andre Iguodala criou polêmica ao declarar, em entrevista ao programa de rádio "The Breakfast Club", que os médicos do Golden State Warriors disseram publicamente que ele se recuperava apenas de um hematoma quando, na verdade, ele tinha sofrido uma fratura na perna.

O episódio relatado por Iguodala ocorreu na série contra o Houston Rockets, nos playoffs de 2018 da NBA, e o jogador não deixou claro se o diagnóstico foi errado ou se os médicos adotaram a estratégia para despistar os rivais sobre a sua condição. Depois de perder os quatro últimos jogos contra os Rockets, o ala-pivô voltou no Jogo 3 da final diante dos Cavaliers. A franquia ainda não se pronunciou sobre as declarações de Iguodala.

"Aconteceu comigo no ano passado. Eu perdi os últimos três jogos da série contra o Houston (Rockets) e fomos para o Jogo 7. Nós quase não sobrevivemos àquela série. E começam a olhar para mim do tipo 'quando você vai voltar?' Eu tinha uma perna fraturada, mas eles estavam divulgando como um hematoma (provocado por uma pancada). E, não, eu tinha uma fratura. Então, eu estou brigando com o time, brigando com as pessoas, brigando com os médicos. E meus companheiros me perguntavam todo dia como eu me sentia", disse.

A declaração teve ainda mais repercussão porque Iguodala citou também Kevin Durant, que perdeu os primeiros jogos das finais deste ano da NBA e, em sua volta, sofreu uma ruptura no tendão de Aquiles. O jogador, porém, também não tratou neste caso específico sobre a conduta do departamento médico da franquia, e sim sobre a pressão sentida por jogadores lesionados.

"Então eu acho que com Durant foi a mesma coisa. O que eles sempre dizem nos esportes? 'Uau, ele é um cara durão, ele joga mesmo lesionado'. Você só é validado como atleta se ganha um campeonato ou se mostra ser durão. Se você perde jogos por lesão, não parece ser durão", disse.

Iguodala, porém, disse que acredita na competência do departamento médico dos Warriors. "Nós temos um ótimo departamento médico, vou dar o crédito aonde o crédito é devido. Eles são um dos melhores do mundo e acho que eles conseguiram recuperá-lo (Durant). O problema é que quando você é um atleta e está lesionado, todo mundo te olha torto e te pressiona", explicou.

Raptors vencem Warriors e se tornam campeões da NBA

Band Esportes
Errata: este conteúdo foi atualizado
Ao contrário do que foi informado, Kevin Durant sofreu uma ruptura no tendão de Aquiles e não uma fratura.