Topo

Filha de Grazi em Bom Sucesso quase virou atleta antes de estrelar novela

Giovana Coimbra interpreta Gabriela, uma jovem que sonha em se tornar jogadora de basquete - João Miguel Júnior/TV Globo
Giovana Coimbra interpreta Gabriela, uma jovem que sonha em se tornar jogadora de basquete Imagem: João Miguel Júnior/TV Globo

Do UOL, em São Paulo

07/08/2019 04h00

Em "Bom Sucesso", nova novela das 19h da "TV Globo", Giovanna Coimbra interpreta Gabriela, jovem que sonha com uma carreira no basquete. Em seu primeiro papel na televisão, a atriz - que faz uma das filhas de Paloma, representada por Grazi Massafera - viu sua história na modalidade cruzar com a da sua personagem no enredo.

Giovanna foi jogadora de basquete e defendeu as cores do Botafogo dos 12 aos 15 anos de idade. A atriz interrompeu a caminhada rumo ao profissional quando o clube carioca acabou com os times femininos da modalidade.

"Fui atleta federada por muito tempo na minha vida. Quando eu fiz 15 anos, o Botafogo acabou com o basquete feminino. Para mim foi uma decepção enorme, porque era um dos meus sonhos. Eu queria ser jogadora profissional. Para continuar e seguir nesse sonho, ou eu saía do estado ou eu saía do Brasil, e minha família não tinha condições de bancar esse tipo de coisa. Foi um fechamento de portas", disse Giovanna, em entrevista ao UOL Esporte.

"Todo ano, a gente era campeão estadual. E o masculino, que quase não ganhava, continuou. Eles falaram que fecharam o feminino porque não tinham mais verba, só que no próximo ano eles contrataram um jogador de outro estado", acrescentou a atriz de "Bom Sucesso".

Em contato com a reportagem do UOL Esporte, o Botafogo confirmou que acabou com o basquete feminino por falta dinheiro. Segundo o clube, um projeto para a entrada no NBB (Novo Basquete Brasil) permitiu que o time masculino continuasse forte.

"Não tivemos verba para continuar com o feminino no clube e encerramos as atividades. Nesta época, tínhamos um investimento baixíssimo para o basquete e uma promessa de projeto incentivado caso o Botafogo alcançasse o NBB. Então, já existiam algumas empresas com interesse nesse projeto, e o mesmo não acontecia com o feminino, que não tinha um campeonato adulto forte no Brasil nem no Rio, onde os outros grandes clubes também não tinham time", afirmou o diretor de esportes gerais do Botafogo, Gláucio Cruz, ao UOL Esporte.

"Dentro desse cenário, ficou muito difícil dar sequência, e isso exigiria um investimento que não tínhamos para fazer. Pelo masculino, trabalhamos muito para superar todas as dificuldades, montamos o time para jogar a Liga Ouro de 2017 e conseguimos a nossa classificação. A partir daí, já classificado para o NBB, que tem patrocinadores, atrai muita mídia, passa em TV aberta, e é um campeonato reconhecido internacionalmente, tudo veio a acontecer de uma forma mais natural. Hoje, em 2019, podemos dizer que o basquete do Botafogo se sustenta com seus projetos incentivados e patrocinadores", completou.

Novela dá visibilidade ao basquete feminino

Fã de basquete, Giovanna ficou feliz com o destaque que a novela dá à modalidade e, principalmente, à categoria feminina. Em "Bom Sucesso", a personagem Gabriela integra um time masculino pela falta de equipes só para mulheres.

"Eu acho esse assunto fundamental, importante e necessário. A novela dá essa visibilidade para as mulheres, mostra a mulher inserida no esporte, no basquete e tudo mais. Eu já vivi essa realidade. Então para mim, estar interpretando uma jogadora é algo muito visceral", comentou a atriz que dá vida a Gabriela.

Protagonista de Bom Sucesso se sentiu baixinho em visita aos Bulls

UOL Esporte