UOL Esporte Basquete
 
23/09/2008 - 15h47

Atentado terrorista atinge ginásio da equipe de Tiago Splitter

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Uma bomba endereçada à sede de um banco espanhol causou na madrugada de sábado para domingo danos à Arena Fernando Buesa, em Vitória, no País Basco. O local é sede da equipe do Tau Cerâmica, onde atua o brasileiro Tiago Splitter. O atentado foi atribuído ao ETA, grupo terrorista que defende o separatismo basco.

David Aguilar/EFE
Policial inspeciona estacionamento ao lado do ginásio do Tau Ceramica, na Espanha
ABDUR-RAHIM SE APOSENTA
MAIS NOTÍCIAS DE BASQUETE
A ação terrorista compreendeu também ataques nas cidades de Santoña e Ondorra, deixando uma vítima fatal e 18 feridos. No momento do ataque que atingiu o ginásio em que atua o atleta brasileiro, o pavilhão estava vazio e ninguém se feriu. Entretanto, destroços do automóvel arremessados pela força da explosão danificaram as portas de entrada do edifício e obrigou o presidente do clube Josean Querejeta a comparecer ao local para verificar a gravidade da situação.

No próximo fim de semana o Tau Cerâmica, de Tiago Splitter, faz seu primeiro jogo oficial na temporada 2008/2009 contra o Barcelona, pela Supercopa ACB. O torneio abre a temporada espanhola de basquete e reúne o campeão da Copa Del Rey (DKV Joventut), campeão e vice da Liga ACB (Tau Cerâmica e Barcelona, respectivamente) e um representante da cidade-sede (CAI Zaragoza). O torneio, portanto, não acontecerá no edifício afetado pelos atentados.

O ginásio do Tau Cerâmica leva o nome de Fernando Buesa, um político espanhol assassinado pelo grupo terrorista em 2000. O ETA (Euzkadi Ta Askatana, em basco Pátria Basca e Liberdade) foi criado em 1959 e já causou mais de 800 vítimas fatais na Espanha.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host