Topo

Com morte de garoto de 9 anos, liga de beisebol proíbe gandulas mirins

Kaiser Carlile morreu no último domingo após ser atingido por bola de beisebol - Earl Watt/Leader & Times via AP
Kaiser Carlile morreu no último domingo após ser atingido por bola de beisebol Imagem: Earl Watt/Leader & Times via AP

Do UOL, em São Paulo

04/08/2015 16h49

A NBC World Series, liga independente de beisebol dos EUA, não usará mais gandulas mirins para apanhar tacos e bolas durante os jogos da modalidade.

A decisão vem na esteira da morte de Kaiser Carlile, garoto de apenas 9 anos que faleceu no último domingo após ter sido atingido por um bastão durante aquecimento do Liberal Bee Jays. A criança usava capacete, recebeu atendimento imediato, mas não resistiu após um dia no hospital.

"Nós suspendemos o programa pelo resto da competição por causa do que aconteceu no fim de semana", disse ao USA Today Jason Ybarra, um dos diretores da NBC.

"Nós somos responsáveis pela segurança dessas crianças. Nesse momento, segurança é nossa prioridade número 1. É uma infelicidade que precisamos de uma situação como essa para tomar essa decisão", acrescentou o presidente da NBC Kevin Jenks.

Hoje, o limite de idade para ser um bat boy/girl ou ball boy/girl, nomes em inglês que correspondem a gandulas de tacos e bolas, respectivamente, é 10 anos. "Nós precisamos olhar para isso, conversar um pouco e ver o que é melhor. É possível que nós tenhamos que aumentar a idade limite", finalizou Jenks.

Jogador do Liberal Bee Jays segura Kaiser Carlile momentos após o garoto ser atingido por bola de beisebol - Earl Watt/Leader & Times via AP - Earl Watt/Leader & Times via AP
Jogador do Liberal Bee Jays segura Kaiser Carlile momentos após o garoto ser atingido por bola de beisebol durante aquecimento do time no sábado
Imagem: Earl Watt/Leader & Times via AP

No beisebol, assim como em vários outros esportes, como no futebol e no tênis, é comum que garotos e garotas fiquem responsáveis por pegar e entregar bolas e tacos aos atletas no campo de jogo.

O jovem Kaiser Carlile, por exemplo, acompanhava o Liberal Bee Jays ao longo da temporada e era bastante conhecido pelos próprios jogadores e comissão técnica do time.

Assim, uma série de homenagens estão programadas ao garoto tanto pelo clube como pela prefeitura de Wichita, cidade mais populosa do estado do Kansas, onde aconteceu o acidente.

A bandeira do município amanheceu hasteada a meio mastro nesta terça-feira e a NBC escreverá as iniciais de Kaiser Carlile (KC) em todos os estádios nos locais destinados aos gandulas mirins, proibidos em qualquer partida de beisebol da liga a partir de agora.