Topo

Sem perdão de Obama, família de boxeador condenado recorre ao Youtube

O pugilista Jack Johnson foi o primeiro negro campeão dos pesos pesados - AP
O pugilista Jack Johnson foi o primeiro negro campeão dos pesos pesados Imagem: AP

Do UOL, em São Paulo

03/04/2013 14h02

Em março, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, recusou conceder perdão póstumo a Jack Johnson, primeiro negro campeão mundial dos pesos pesados no boxe. O lendário pugilista foi condenado em 1913 a um ano de prisão por tráfico interestadual de uma mulher branca, mas na verdade ele apenas viajava com a sua própria esposa. Agora, a família do boxeador recorreu a uma campanha no Youtube para mobilizar as autoridades e restaurar o orgulho.

No vídeo divulgado pela internet, a sobrinha-neta de Johnson Linda Haywood aparece discursando para a comunidade de Galveston, no Texas, cidade natal do pugilista. “Por muitos anos, minha família se envergonhou com o fato de meu tio ter ido para a prisão por essas razões”, argumentou, lembrando que o pugilista foi condenado por um júri composto apenas por brancos.

A família de Johnson também tentou convencer o ex-presidente George W. Bush a conceder o perdão póstumo, sem sucesso. Diante do primeiro presidente afro-americano da história, eles acharam que a missão seria cumprida. No entanto, nem a campanha feita no Senado pelo republicano John McCain sensibilizou Obama a atendê-los.

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos, órgão responsável por esse tipo de solicitação, alegou que há prioridade aos pedidos de clemência a pessoas vivas e que possam usufruir do perdão, já que o processo é demorado.

No entanto, um perdão póstumo não seria inédito na história norte-americana. Em 1999, o presidente Bill Clinton perdoou o soldado negro Henry O. Flipper, que foi excluído das forças armadas em 1882 após ter sido acusado por colegas brancos de desviar recursos. Em 2008, Bush também concedeu esse tipo de clemência a Charles Winters, condenado por ter contrabandeado bombas para Israel na época da guerra de 1948.

Jack Johnson morreu de acidente de carro em 1946, quando tinha 68 anos. Ele entrou para a história em 1908, ao se tornar o primeiro negro campeão mundial de boxe nos pesos pesados. Em 1910, defendeu o título contra James Jeffries, que quis desafiar Jonhson para provar que brancos são superiores, no combate que chegou a ser chamado de “Luta do Século” e definiu novos rumos para o boxe. 

VEJA TRECHOS DA VITÓRIA DE JACK JOHNSON SOBRE JAMES JEFFRIES EM 1910

CONFIRA O VÍDEO EM QUE A FAMÍLIA DE JACK JOHNSON APELA POR PERDÃO