Topo

Suspeito de atendado na Maratona de Boston queria ser boxeador olímpico nos EUA

Tamerlan Tsarnaev (esq.), suspeito de ser um dos autores do atentado em Boston luta em 2009 - Glenn DePriest/Getty Images
Tamerlan Tsarnaev (esq.), suspeito de ser um dos autores do atentado em Boston luta em 2009 Imagem: Glenn DePriest/Getty Images

Das agencias internacionais, em Houston (Estados Unidos)

19/04/2013 18h17

O russo Tamerlan Tsarnaev iniciou na Rússia sua carreira de boxeador e queria fazer parte da equipe olímpica do esporte norte-americana. Tsarnaev é um dos suspeitos de ter realizado o ataque a bombas na chegada da Maratona de Boston na segunda-feira passada e que morreu na última quinta após trocar tiros com a polícia.

Segundo a imprensa dos Estados Unidos, Tamerlan Tsarnaev disse em um dos campeonatos que participou recentemente que poderia usar o boxe para obter sua cidadania norte-americana e expressou a vontade de defender o país em uma Olimpíada.

Tsarnaev, de 26 anos, e seu irmão Dzhokhar, de 19 anos, foram apontados como os principais suspeitos dos atentados ocorridos na última segunda-feira durante a Maratona de Boston, quando duas bombas explodiram na chegada da prova e três pessoas morreram e mais de 170 ficaram feridas.

Na última quinta-feira, o cerco aos irmãos começou a se fechar depois que a polícia encontrou a dupla depois de uma denúncia de moradores. Tsarnaev acabou morto na troca de tiros enquanto Dzhokhar conseguiu fugir e ainda é procurado pela polícia.

O diário “Lowell Sun” informou que o irmão mais velho ganhou em janeiro de 2004 ganhou o prêmio Luva de Ouro como o melhor novato no meio-pesado.  

“Gosto dos Estamos Unidos. Há uma grande quantidade de oportunidades de emprego. Isso é algo que não existe na Rússia. Aqui tenho a oportunidade de ganhar dinheiro se está disposto a trabalhar”, disse o russo em 2003 logo após sua primeira luta.

Mas Tsarnaev também mostrou que não estava totalmente adaptado ao país ao dizer que não tinha “nenhum amigo americano”. “Não os entendo”, teria dito.

O russo continuou sua carreira no esporte e ainda participou de outras competições regionais. Segundo o “Lowell Sun”, ele ganhou o prestigiado torneio Rocky Marciano entre os peso pesados e também foi premiado .

Dzhokhar também é um atleta e compete na equipe de luta livre da sua escola em Massachusetts. Em 2011, ele foi nomeado um dos melhores da Liga de Inverno de Boston e ganhou uma bolsa de estudos para ingressar em Cambridge. 

VÍDEO MOSTRA MOMENTO DA EXPLOSÃO NA MARATONA DE BOSTON