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Esquiva adota autopromoção para Mundial, e analistas criticam estratégia

Patrick Mesquita

Do UOL, em São Paulo

11/10/2013 12h00

Já não é segredo que a fama de um grande lutador de boxe passa diretamente pela forma como ele se promove. Muhhamad Ali e Mike Tyson sabiam como poucos como divulgar um combate. E agora chegou a hora de Esquiva Falcão. Prestes a disputar o Campeonato Mundial da Aiba (Associação Internacional de Boxe Amador), o vice-campeão olímpico encontrou uma forma no mínimo diferente de “marketing pessoal”. Diferente e questionável, segundo analistas.

Para a competição, que começa nesta sexta-feira, no Cazaquistão, o brasileiro ignorou a tática escolhida por muitos atletas, que contratam algum profissional para cuidar da imagem, e decidiu fazer tudo à sua própria maneira. Para noticiar a participação no torneio, o pugilista escreveu e divulgou sozinho o seu próprio release, com direito a fotos e um pequeno desabafo por não poder contar com a companhia do irmão Yamaguchi, que foi em busca do profissionalismo na modalidade.

“Estou muito focado, mesmo sem lutar há muito tempo. Confio no meu potencial para conseguir uma medalha. Estou muito triste por meu irmão não estar aqui comigo para me dar aquela força de família. Mas estou feliz porque acredito que ele vai fazer a coisa certa para a sua carreira”, escreveu o vice-campeão olímpico e principal nome do boxe no Brasil.

Este não foi o primeiro mergulho de Esquiva no marketing pessoal. Recentemente, o lutador tem investido pesado em sua imagem. Apenas em setembro, ele atacou em duas frentes. Primeiro, utilizou a conta oficial no Twitter para pedir a chance de ser um dos “namorados” da personagem Valdirene na novela “Amor à Vida”.

“Campanha dessa semana para a Rede Globo. Uma proposta para @esquivafalcao ser chamado para fazer um capitulo com a #Valdirene”, tuitou o atleta.

Poucos dias depois, o pugilista estreou uma página de humor no Facebook: a Videoclipe Comédia.  A ideia é postar apenas vídeos e charges engraçadas. Além disso, o lutador tem feito participações em programas de TV e chegou até mesmo a ganhar uma televisão após vencer um curioso desafio contra uma musa da pornochanchada no Programa do Ratinho, do SBT.

Mas toda a propaganda feita por Esquiva pode ter um resultado adverso na hora dos combates. O jornalista e dono do blog Negócios do Esporte, Erich Beting, adverte que a tática pode tirar um pouco o foco do atleta na hora do Mundial.

“Esse marketing mostra o quanto falta uma visão nele de produto. A partir do momento que ele assume a comunicação, mostra muito como ele acredita que só ele pode fazer acontecer. Daria para ele ter resultado buscando outros meios. Isso tira dele o foco, tira um pouco o foco. Ele não está preocupado só com a luta, mas também em se promover”, analisa em conversa com o UOL Esporte.

Quem também não concorda com a escolha do pugilista é o jornalista Diogo Kotscho, que trabalhou a imagem de nomes como Kaká, Paulo Henrique Ganso e Bruno Senna. De acordo com o profissional, o ideal seria Esquiva se preocupar apenas com as lutas.

“O mais indicado era ter contratado um profissional para fazer isso. Cada um na sua área. Por mais que ele tenha noção ou copiado alguma estratégia, cada caso é um caso. O ideal é que o cara esteja 100% focado em treinar e não em se promover. Lógico que é necessário, mas ele deveria ter procurado uma agência para manter o foco apenas no torneio”, afirma.

Independentemente da estratégia escolhida, Esquiva Falcão chega ao Mundial do Cazaquistão com a esperança de uma medalha. O atleta passou por um período de treinos com a seleção brasileira na Alemanha e estreia na competição na próxima semana. Nesta sexta-feira, os atletas desembarcam na cidade de Almaty. A cerimônia de abertura acontece no domingo. Já os combates começam apenas na segunda-feira.