Topo

Por exposição, Esquiva Falcão muda data da estreia e luta nos EUA

Maurício Dehò

Do UOL, em São Paulo

13/12/2013 09h43

Depois de ser anunciada para 22 de fevereiro, em Macau (China), a estreia de Esquiva Falcão no boxe profissional foi alterada. O novo contratado da Top Rank, empresa famosa por trabalhar com Manny Pacquiao, vai ao ringue no dia 1 de fevereiro, nos Estados Unidos.

De acordo com o empresário Sergio Batarelli, representante da Top Rank no Brasil, a mudança aconteceu para que a exposição do vice-campeão olímpico seja ampliada.

Em Macau, Esquiva participaria de um evento cheio de medalhistas olímpicos e, portanto, teria atenção dividida com estes outros jovens talentos do boxe profissional.

Agora ele lutará em Laredo, cidade do Texas, com rival ainda não anunciado. Sem a presença dos outros medalhistas, ele tem a chance de ver seu resultado se destacar tanto por lutar antes destes outros pugilistas quanto por encontrar menos “rivalidade” na repercussão do evento.

Esquiva foi medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, e viu seu irmão, Yamaguchi, ficar com o bronze. Filhos do ex-lutador Touro Moreno, eles seguiram os passos do pai.

Mas, se era esperado que eles se mantivessem no boxe amador até o Rio-2016, as ricas propostas para tentarem a sorte no profissional os fez mudar de ideia. Yamaguchi Falcão fechou com a Golden Boy Promotions, empresa de Oscar de La Hoya. Ele deve lutar dia 25 de janeiro, segundo reportou o jornal O Estado de S. Paulo.