Topo

Depressão. Ex-mulher de Muhammad Ali conta como ajudou o ex-boxeador

Do UOL, em São Paulo

23/01/2014 15h16

Ex-mulher de Muhammad Ali, Khalilah Camacho Ali, deu detalhes de como foi ser casada com o ex-boxeador durante dez anos e revelou que o norte-americano enfrentou uma depressão durante período em que estiveram juntos, entre 1967 e 1977.

Segundo Khalilah, a pressão para que ele se torna um lutador ainda mais popular incomodava Ali.

“Eu meio que o guiei durante este tempo, isso foi uma luta maravilhosa, mas difícil para ele. Ele esteve depressivo a maior parte do tempo. Ele era infeliz, não sabia o que iria acontecer com ele. Então eu tinha que transmitir coisas positivas a ele, como: ‘sim, você por ter uma família. Nós podemos fazer isso juntos. Eu poderia escrever os discursos, você os falaria e então se tornaria o campeão do povo”, disse Khalilah em um painel sobre o documentário “Ensaios de Muhammad Ali”, da rede PBS.

A ex-esposa de Ali ressaltou que os anos que viveu com foram o ‘melhor momento de toda a minha vida’. Hoje, o ex-boxeador está em seu quarto casamento, com Yolanda Williams.

Khalilah lembrou que Ali ainda não era o grande lutador que ele se tornou anos depois.

“Vocês não entendem que Ali não era ainda o grande Muhammad Ali como ele é hoje. Ele estava indo nesta direção. Ele estava lutando muito por essa direção. Ele lutava contra pessoas que tiravam tudo dele e eu era a única coisa que o mantinha junto”, lembrou.

O ex-boxeador luta desde o começo da década de 1980 contra o mal de Parkinson e tem os movimentos físicos limitados. No ano passado, Rahman Ali, irmão de Muhammad, revelou que o seu estado de saúde era extremamente grave e que a atual mulher o afastou da família.

Campeão olímpico e detentor do cinturão mundial dos pesos-pesados em diversos períodos dos anos 1960 e 1970, Ali é um dos nomes mais importantes do esporte em todas as modalidades. Além de seu talento decantado e reconhecido como pugilista, ele também transformou-se, ao longo dos anos, em um ícone da cultura pop e um exemplo de ativismo desde que se recusou a servir na Guerra do Vietnã.