Topo

Yamaguchi Falcão se redime da estreia e vence a 1ª no boxe profissional

Do UOL, em São Paulo

26/04/2014 22h15

Depois do vexame de ter sido desclassificado em sua estreia no boxe profissional, Yamaguchi Falcão, medalha de bronze nas Olimpíadas de Londres, conquistou neste sábado a sua primeira vitória em sua nova carreira ao bater por pontos o mexicano Francisco Najera, na cidade americana de Carlton, na Califórnia, pela categoria dos médios. 

O brasileiro controlou a luta desde o começo, sempre com os golpes mais periogosos, que desde o primeiro round já fizeram seu adversário sentir, e fez diversas brincadeiras tentando provocar o mexicano. Em alguns momentos, ele até tentou atrair o oponente baixando sua guarda, mas Najera, que também fazia apenas sua segunda luta no boxe profissional, trazendo uma derrota da estreia, em nenhum momento conseguiu aproveitar ou ameaçá-lo.

Nos últimos dois rounds, Yamaguchi começou a administrar sua vantagem na pontuação, apesar de chegar a acertar pelo menos dois diretos que quase derrubaram o lutador mexicano. Ainda provocando em abusando em muitos momentos das bricandeiras, fazendo dancinhas à frente do mexicano, o brasileiro aproveitou sua superioridade para levar a luta até o final dos quatro rounds. O resultado foi logo oficializado com a vitória de Yamaguchi, sem surpresas, por decisão unânime dos árbitros. 

Assim, apesar de sua polêmica estreia, ele mantém a boa fase da família Falcão, já que seu irmão, Esquiva, também medalhista em Londres, venceu suas duas primeiras lutas no profissional, ambas em 2014.