Topo

Ex-campeão de boxe Vitali Klitschko é eleito prefeito da capital da Ucrânia

Do UOL, em São Paulo

26/05/2014 13h00

O ex-pugilista Vitali Klitschko é o novo prefeito da cidade de Kiev, capital da Ucrânia. Depois de algumas tentativas sem sucesso no passado , o hoje político foi o mais votado nas eleições deste neste domingo.

Klitschko assumirá o comando da cidade num momento de tensão política e social na Ucrânia, que está com as relações estremecidas com a Rússia.

Ex-campeão dos pesos pesados ao lado do irmão Wladimir Klitschko – eles chegaram a deter, simultaneamente, os quatro cinturões mais importantes da nobre arte -, Vitali anunciou em dezembro sua aposentadoria para passar a se dedicar exclusivamente à política. Antes disso, ele dividia seu tempo entre os treinos e o cargo de deputado na Ucrânia.

Vitali Klitschko se candidatou duas vezes às eleições municipais e perdeu. Desta vez ele tem nome forte na política local. O ucraniano fundou seu próprio partido político, cuja sigla UDAR significa "soco" na língua local e em russo. Com ele, passou a fazer uma forte oposição ao governo de Viktor Yanukovych – que deixou o cargo em fevereiro.

O ex-pugilista chegou a anunciar que concorreria à presidência, mas desistiu e decidiu disputar a eleição na prefeitura da capital Kiev.