Topo

Tumor no pulmão e infecção complicam saúde do ex-boxeador Maguila

Do UOL, em São Paulo

19/07/2014 10h20

O ex-boxeador Maguila, de 56 anos, vem sofrendo de uma infecção por conta de um longo período de internação na Santa Casa de Misericórdia, em São Paulo: ele está no hospital desde o final de abril. Neste período, o ex-lutador descobriu um tumor no pulmão, segundo reportagem publicada pela revista Veja.

O nódulo está alojado no pulmão direito e mede 2,6 centímetros de largura por 2,1 centímetros de altura. Uma bateria de exames já foi realizada para descobrir se o tumor é maligno ou benigno.

A esposa de Maguila, Irani Pinheiro, demonstrou extrema preocupação, uma vez que um possível câncer no pulmão mata em mais de 90% dos casos. "Estes têm sido os piores dias da minha vida", disse.

O ex-boxeador deu entrada no hospital no dia 25 de abril por conta de pneumonia e desidratação. Há dez dias, ele ainda sofre com uma infecção que causa febre e o deixa cansado. O geriatra Renato Fabbri é o responsável pelos tratamentos do ex-pugilista.
 
"É um dos problemas típicos de uma internação de longa duração. A imunidade mais baixa permite o ataque de doenças oportunistas", explicou.
 
Maguila fez sua última aparição pública em Campinas, no enterro do narrador Luciano do Valle, em 20 de abril. O ex-lutador já vinha apresentando uma forma física bem mais magra do que se via nos anos anteriores ao seu diagnóstico, quando tentou uma carreira como cantor, em 2009, e se candidatou a deputado federal, em 2010.
 
De acordo com a família, de Maguila tem dificuldade para se alimentar por conta do Alzheimer, que foi diagnosticado em 2010 e que tem se mostrado mais agressivo recentemente. O ex-lutador também sofre com demência pugilística, após sofrer muitos traumas na cabeça durante sua trajetória no boxe.