Topo

Mayweather afunda em nova polêmica e intrigas. Haverá foco para a revanche?

Maurício Dehò

Do UOL, em São Paulo

13/09/2014 06h00

Floyd Mayweather Jr. tem como apelido “Money” (dinheiro), mas bem que poderia ser “polêmica”. Neste sábado, ele chega ao seu 47ª luta, invicto e consolidado como o melhor pugilista da atualidade. No entanto, mais uma vez ele está enfrentando uma série de problemas extra-ringue e em um momento em que tem um combate perigoso, cedendo a revanche ao argentino Marcos Maidana.

As polêmicas da vez vieram em trinca: ele está batalhando com a ex em um divórcio, vem sendo atacado e humilhado pelo cantor 50 Cent e mandou mal ao comentar o caso da agressão de Ray Rice, jogador da NFL que bateu na namorada e cujo vídeo gerou revolta.

O caso da ex

O problema que está dando mais dor de cabeça para Mayweather envolve sua ex-noiva, Shantel Jackson, que faz acusações pesadas contra ele e pede uma parcela de sua fortuna na Justiça. Vale lembrar que por “fortuna” queremos salientar que ele é o atleta mais bem pago da atualidade. No mundo.

Segundo Shantel, Mayweather teria a ameaçado com uma arma apontada para sua cabeça, além de esganá-la, mantê-la presa em sua mansão e a insultar repetidas vezes. O casal se conheceu em 2006, e ela afirma que seu comportamento violento começou em 2012

“Fui envergonhada e humilhada de uma forma que nunca imaginei por Floyd”, disse Shantel. Mayweather já cumpriu dois meses de prisão em 2012, por violência doméstica contra outra ex, Josie Harris, agressão cometida em frente aos seus três filhos.

A rixa com 50 Cent

Na briga de milionários entre Mayweather e o rapper 50 Cent, o pugilista acabou sendo humilhado pelo músico nas redes sociais. Por conta do desafio do balde com gelo, 50 Cent provocou desafiando “Money” a ler uma página do livro Harry Potter, sugerindo que Mayweather é praticamente analfabeto. A aposta foi de $750,000.

Eles eram amigos e parceiros de negócios, mas a coisa esquentou. O pugilista fez graça com o valor, pediu para 50 Cent elevar a aposta, e atacou o músico: “ele ainda lança coisas? Não ouvi nada dele ultimamente”. E acrescentou: “Fazer graça porque alguém não sabe ler não é engraçado, é trágico. Eu seria perfeito se minha vida dependesse disso. Eu sou um pugilista, e vou dizer: inteligência e educação são coisas diferentes.”

O caso Ray Rice

O jogador de futebol americano Ray Rice foi expulso da NFL depois de bater na namorada e as imagens de câmeras de segurança revelarem o golpe que a nocauteou. Mas, antes da punição pesada, ele havia sido suspenso por apenas duas partidas.

Ao saber do banimento de Rice, Mayweather reagiu e afirmou que a sentença inicial deveria ser mantida. "Há muitas coisas piores que as pessoas fazem dentro de casa. Elas só não são pegas em vídeo", afirmou o campeão de boxe. A declaração pegou tão mal, por conta do passado do pugilista com violência doméstica, que ele teve de se desculpar e ficou com a imagem mais uma vez arranhada.

“Nada me distrai de uma luta. Nada.”

O combate, em si, acabou virando assunto secundário. Mayweather também vem falando sobre sua aposentadoria, em 2015, e sobre Manny Pacquiao, então o controverso resultado por pontos da primeira luta com Maidana e este segundo encontro tem chamado pouca atenção.

“Eu só tenho mais duas lutas (depois desta de sábado), e depois destas duas, eu apenas quero construir a minha marca, a Mayweather Promotions. Minha luta seguinte será em maio e minha última em setembro, daqui a um ano”, explicou o norte-americano.

Sobre Maidana, a promessa é aquilo que se poderia esperar: “Sábado quero dar aos fãs o que eles querem ver. Pode ser no primeiro ou no ‘13º’ assalto, mas vou para o nocaute, então será um incrível show. Tenho uma estratégia brilhante.”

Maidana garante o mesmo: “Tenho mais 12 rounds para finalizar meu serviço, estou aqui para isso. Quero mostrar a todos que Mayweather não é o que todo mundo acha que ele é. Quando eu analisei sei jogo, achei que ele era muito rápido para se atingir. Mas não foi assim, na luta eu consegui bater nele e o pressionar nas cordas. Agora, vou fazer o mesmo”. O técnico de Maidana afirmou que o pugilista pode se aposentar após o duelo.

O combate será transmitido pelo SporTV, a partir das   23h (no horário de Brasília).