Topo

Com 2,13 m, 'Muralha da China' é a nova aposta para abalar o mundo do boxe

Maurício Dehò

Do UOL, em São Paulo

15/09/2014 06h00

Um gigante, chinês, com poder de nocaute. As três características juntas podem fazer de Taishan Dong um nome para voltar a abalar o mundo do boxe, que anda um pouco enfraquecido na quantidade de estrelas que atraem público. Apelidado de “A Grande Muralha”, ele estreou no boxe profissional com pompa nos Estados Unidos, com direito a nocaute.

O principal atrativo de Taishan é seu porte físico cavalar: 2,13 m de altura, a mesma medida de envergadura, com 130 kg. O tamanho é o mesmo de um outro campeão já aposentado, o russo Nikolay Valuev, que chamou muito a atenção por ter sido campeão entre 2005 e 2009.

O estrondo pode ser ainda maior pelo seu apelo com o público chinês e pela chance de ele dominar a categoria, quando nenhum dos irmãos Klitschko estiver por lá.

Sabendo deste potencial, quem botou as mãos nessa pepita de ouro foi Oscar de la Hoya. Sua empresa, a Golden Boy Promotions, assinou com o peso pesado e fez com que sua estreia fosse realizada nos Estados Unidos.

O primeiro combate foi sem riscos, Taishan enfrentou Alex Rozman, lutador com seis derrotas em oito combates. E é claro que Rozman caiu novamente. A “Muralha” fez valer sua altura, não deixou o norte-americano se aproximar e, com mão pesada e uma movimentação até rápida para seu tamanho, conquistou o nocaute no segundo assalto, após três knockdowns.

Rozman em alguns momentos apelou para uma tática maluca de correr e atacar o chinês de toda forma, mas foi pior para ele. O combate serviu para comprovar: a mão de Taishan Dong é pesada como poucas e, quando pega, é difícil aguentar em pé.

Sua chegada ao boxe vem em momento importante, já que os pesos pesados estão em crise – iniciada pelos irmãos Klitschko, que sempre lotaram arenas na Europa, mas foram ignorados nos Estados Unidos -, e a única atenção da grande imprensa é dada a Floyd Mayweather e Manny Pacquiao.

Um curioso passado

Taishan, hoje com 26 anos, não tem muito de sua vida documentado na imprensa ainda, mas quem dá uma fuçada no Youtube o encontra como rival de um astro do MMA e do kickboxing, Bob Sapp. O chinês encarou Sapp em fevereiro de 2013.

O combate foi realizado em Tóquio, Japão, sob as regras do kickboxing. Bastaram 1min39s para Taishan nocautear Sapp, que já vinha fazendo seguidas apresentações vexatórias tanto nesta modalidade quanto no MMA – Sapp se aposentou em 2014.

Ainda em sua terra, o chinês sempre foi comparado a Yao Ming e por diversas vezes teve de ouvir que deveria tentar a sorte no basquete. Ele até tentou e jogou por um ano, mas não ficou satisfeito e partiu para a luta olímpica, kickboxing e kung fu, até ir parar no boxe.

Em 2013, ele foi para os Estados Unidos em busca de oportunidades, insatisfeito com o que tinha vivido na Ásia. Ao entrar em um escritório para resolver questões legais de imigração, ele acabou conversando com um homem que o apresentou John Bray, um ex-técnico de boxe. Uma coisa levou à outra, e ele foi parar na Golden Boy Promotions.

O nome que o pugilista usa é o mesmo de uma das montanhas sagradas da China associadas ao taoísmo. Seu nome de batismo é Dong Jianjun.