Topo

Com 1,69 m, Pacquiao prepara estreia na liga de basquete das Filipinas

Do UOL, em São Paulo

23/09/2014 11h10

Multicampeão de boxe, congressista nas Filipinas e agora jogador e técnico de basquete. Manny Pacquiao é um homem que não deixa desafios passarem e o próximo pode parecer tão intimidador quanto entrar no ringue para trocar socos: com 1,69 m de altura, o pugilista quer encarar gigantes de mais de dois metros dominando uma bola laranja.

Time ele já tem, o Kia, das Filipinas, seu país natal. E, de acordo com a imprensa local, o pugilista quer entrar em quadra no dia 19 de outubro, na abertura da temporada.

A estreia não foi confirmada, até porque Pacquiao está em início de preparação para enfrentar Chris Algieri em Macau, no dia 22 de novembro. Mas o filipino realmente foi nomeado técnico da equipe, ainda que também não possa ser um dos mais ativos durante seus períodos de treino, delegando a função para seus assistentes.

A equipe é recente, foi introduzida à liga em abril e em junho Pacquiao foi anunciado como técnico, ainda falando pouco sobre as chances de jogar.

Os rivais já estão de olho no baixinho, e prometem tratá-lo como qualquer jogador experiente.

“Não pretendo fazer nenhum mal, mas jogarei como sempre. Não vou mudar porque ele se chama Manny Pacquiao. Ele não vai arremessar e não darei espaços para ele me driblar”, disse Beau Belga, jogador do Rain or Shine, de 1,95 metros e 113 kg.

"O basquetebol foi meu primeiro amor, mas o boxe é meu pão com manteiga. Tudo é uma questão de gerenciar o tempo. Eu venho trabalhando multitarefado e esse cargo de jogador técnico já não é novidade para mim", afirmou Pacquiao, em agosto, ao Inquirer.

O combate de Pacquiao contra Algieri será seu 63º na carreira profissional, que tem 56 vitórias, cinco derrotas e dois empates. Após perder para Timothy Bradley e Juan Manuel Marquez, o filipino vem de duas vitórias por pontos, contra Brandon Rios e na revanche contra Timothy Bradley.

Veja abaixo Pacquiao jogando basquete: