Topo

Com mesma doença de Maguila, Muhammad Ali piora e mal consegue falar

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

14/10/2014 21h45

Diagnosticado com Mal de Parkinson há 30 anos, o ex-lutador Muhammad Ali tem enfrentado complicações com a doença a ponto de mal conseguir falar e não poder deixar sua casa no Arizona, Estados Unidos. A informação foi passada pelo irmão do ex-boxeador, Rahman Ali, ao jornal Sunday People. É o mesmo problema do qual sofre o brasileiro José Adilson Rodrigues dos Santos, o Maguila.

O Mal de Parkinson é uma doença degenerativa de alta incidência entre pugilistas porque tem ligação com o impacto que eles suportam na cabeça ao longo da carreira. Ali, assim como Maguila, tem piorado nos últimos anos. Seu caso foi diagnosticado em 1984, pouco depois da última luta da carreira, mas desde 2012 sua situação é crítica. Agora, ele mal consegue se comunicar, de acordo com Rahman Ali.

O assunto surgiu em meio ao lançamento do documentário detalhando a vida de Muhammad Ali, chamado ‘I Am Ali’ (‘Eu sou Ali’, em tradução livre). O ex-lutador não pôde comparecer à estreia do filme em Hollywood, bem como não conseguiu se envolver na produção do material. “Eu não tenho falado com meu irmão porque ele está doente. Ele não fala muito bem. Mas ele está orgulhoso de estarmos aqui por ele”, afirmou.

Maryum, filha de Ali, afirmou que o lutador vai assistir ao documentário em casa e se mostrou confiante. “Ele vai adorar. Eu sei que vai. Ele vai chorar, ele vai rir. Ele vai ficar muito orgulhoso”, complementou. O filme reúne imagens da carreira do ex-pugilista, bem como entrevistas de pessoas ligadas à sua história e leitura de trechos do diário que Muhammad Ali manteve por anos.

Nascido Cassius Clay e convertido ao Islamismo depois de negar a convocação à Guerra do Vietnã, nos anos 60, Muhammad Ali é considerado um dos maiores boxeadores da história. Em 2013, com o avanço do Mal de Parkinson e sua situação debilitada, o irmão do ex-lutador chegou a afirmar Ali morreria em questão de dias. Em janeiro, o filho, Muhammad Ali Jr., afirmou ter certeza que ele não viverá até o final do ano.