Topo

"Ali está bem". Filhas e porta-voz desmentem piora de saúde de ídolo

Muhammad Ali em foto de 2012, com a mulher Lonnie, na festa de seus 70 anos - AP Photo/Mark Humphrey
Muhammad Ali em foto de 2012, com a mulher Lonnie, na festa de seus 70 anos Imagem: AP Photo/Mark Humphrey

Do UOL, em São Paulo

15/10/2014 18h02

Os fãs dos boxe ficaram comovidos na última semana quando o irmão de Muhammad Ali disse que a saúde da lenda dos ringues enfrentava complicações. No entanto, duas das filhas do antigo campeão dos pesados e o porta-voz da família vieram a público para desmentir os rumores e afirmar que o ídolo está bem.

Na última semana, Rahman Ali afirmou que o irmão Muhammad não pôde comparecer à pré-estreia de um documentário a seu respeito em razão de seu estado de saúde. Em declarações reproduzidas pelo jornal Sunday People, o parente disse que a lenda do boxe "mal consegue falar e sair de sua casa no Arizona".

No entanto, pessoas próximas de Ali dizem que o ex-pugilista de 72 anos está bem, lidando com a rotina habitual de quem convive com o Mal de Parkinson.

"Muhammad está bem neste momento", afirmou Bob Gunnell, porta-voz da família, em entrevista ao The Courier-Journal, diário de Louisville, cidade natal da lenda do boxe mundial.

"Seu estilo de falar está mais fraco e, com o dia passando, ele não fala tão bem quanto ele fala pela manhã. Mas Muhammad é forte para uma pessoa com a sua idade e com a sua doença", emendou Gunnell.

De acordo com familiares, Muhammad nunca planejou viajar para Los Angeles para a pré-estreia do documentário "I Am Ali" ("Eu sou Ali").  

Uma das filhas de Ali que esteve na pré-estreia do documentário usou seu perfil no Twitter para rebater as notícias sobre as complicações da saúde do pai. "Tem um artigo de jornal em que meu tio diz que meu pai está doente. Sim, meu pai tem Mal de Parkinson, mas ele não está doente", manifestou Maryum Ali na internet.

"A saúde do meu pai, Muhammad Ali, está como sempre. Obrigado pela preocupação, mas os rumores não são verdadeiros", endossou Laila Ali, também pelo Twitter.

Atualmente Ali divide seu tempo entre Louisville e Arizona, onde também mantém uma residência. O ex-campeão dos pesados foi diagnosticado em 1984 com Mal de Parkinson e desde então vem enfrentando um declínio gradual de seu estado de saúde.

Lançado na última semana, o documentário "I Am Ali" apresenta trechos de gravações telefônicas do ex-pugilista, bem como vídeos amadores que mostram a lenda do esporte conversando com seus filhos.

Nascido Cassius Clay e convertido ao Islamismo depois de negar a convocação à Guerra do Vietnã, nos anos 60, Muhammad Ali é considerado um dos maiores boxeadores da história. Sua última luta aconteceu em dezembro de 1981.