Topo

Com golpes baixos, Yamaguchi vence argentino por pontos em revanche

Yamaguchi Falcão comemora vitória sobre o argentino Martín Rios em Praia Grande - Reprodução/Sportv
Yamaguchi Falcão comemora vitória sobre o argentino Martín Rios em Praia Grande Imagem: Reprodução/Sportv

Do UOL, em São Paulo

16/11/2014 00h02

Em sua primeira temporada no boxe profissional, Yamaguchi Falcão venceu o argentino Martín Rios neste sábado em Praia Grande, São Paulo. De forma unânime, por pontos, Yamaguchi ganhou a revanche em combate marcado por vários golpes baixos do brasileiro, medalhista de bronze como amador nos Jogos Olímpicos de Londres.

Essa foi a segunda luta de Yamaguchi Falcão contra o argentino. No combate anterior, disputado em janeiro também contra Martín Rios, ele e o pugilista adversário foram desclassificados pela arbitragem por conta do comportamento inadequado. Na ocasião, Rios chegou a cuspir no brasileiro. 

Depois de três primeiros assaltos marcados pelo equilíbrio, Yamaguchi resolveu partir para cima e teve os primeiros bons momentos no quarto rounde. Pressionado pelo brasileiro, Martín Rios chegou a cuspir o protetor bucal, de forma proposital, para que o combate fosse interrompido. 

Na segunda metade da luta, Yamaguchi Falcão se mostrou impetuoso. Melhor fisicamente e sempre na dianteira, porém, ele também passou do ponto. O brasileiro acertou diversos golpes abaixo da linha de cintura de Ríos. Por duas ocasiões, a arbitragem parou a luta para que o argentino se recuperasse. 

Marcada por provocações em vários momentos, a luta ficou quente no último rounde e Martín Rios chegou a ser punido por comportamento inadequado. Pressionado pela desvantagem na pontuação, Rios foi para cima e também sofreu com os contragolpes de Yamaguchi, anunciado vencedor pela primeira vez no boxe profissional. 

"Me preparei para o argentino, sabia que ia me enrolar bastante, mas a preparação foi bem feita. Fiz o dever cumprido, tomei aula e aqui dei aula", brincou o brasileiro. "Lá em cima o sangue esquenta e nem achei que pegou abaixo da linha da cintura", justificou.