Topo

Brasileira perde revanche contra americana e é bronze no Mundial de boxe

Clélia da Costa perdeu para norte-americana, mas sobe no pódio na Coreia do Sul - Divulgação/CBBoxe
Clélia da Costa perdeu para norte-americana, mas sobe no pódio na Coreia do Sul Imagem: Divulgação/CBBoxe

Do UOL, em São Paulo

23/11/2014 08h30

A brasileira Clélia Costa teve a chance de uma revanche contra a norte-americana Marlen Esparza, valendo ao menos uma prata no Mundial de boxe feminino, mas foi derrotada mais uma vez pela rival. Assim, ela termina sua participação com a medalha de bronze, e o Brasil se despede com um resultado inferior ao do Mundial de 2010, quando conquistou o ouro.

As lutadoras se enfrentaram este ano no Pan-Americano da modalidade, quando Clélia ficou com a medalha de prata. Na ocasião, Marlen triunfou por decisão unânime por pontos, com 3 a 0, de acordo com os jurados.

Neste domingo, na Coreia do Sul, Esparza, medalhista de bronze em Londres-2012, foi superior em todo o combate. Rápida e explosiva desde o soar do gongo, ela pressionou a brasileira a todo momento. Clélia ainda tentou responder, teve de se expor, mas, quando o fez, ficou aberta para receber mais golpes da rival.

Com a luta complicada, os técnicos pediram para Clélia apostar no jab e saída rápida do raio de ação da norte-americana, para prevenir mais danos. No terceiro round, um jurado deu vitória para a brasileira e o mesmo se repetiu no assalto seguinte, mas, ao fim dos quatro assaltos, não foi o suficiente para virar o placar: 40-36, 39-37 e 39-37.

Como não há disputa de terceiro lugar nas competições de boxe amador, todas as semifinalistas já garantem medalha; no caso de Clélia, o bronze. Em 2010, Roseli Feitosa foi campeã, tornando-se o primeiro atleta brasileiro da história a vencer um Mundial, incluindo as participações em edições masculinas.

A rival de Esparza na final saiu da primeira luta do dia: Lisa Whiteside, da Inglaterra, venceu a italiana Terry Gordini, com todos os árbitros considerando que ela superou a rival com facilidade: um triplo 39-37.

Uma das favoritas pelo Brasil, Adriana Araújo caiu nas quartas de final e não conseguiu repetir o ouro olímpico no Mundial. O país chegou ao Mundial com sete atletas. Além de Adriana, já haviam sido eliminadas: Graziele de Jesus (48 kg), Taynna Cardoso (57 kg), Jessica Carllini (69 kg), Flavia Figueiredo (75 kg) e Andreia Bandeira (81 kg).