Topo

Boxeador se aproxima e se inspira em criminoso mais violento da Inglaterra

Do UOL, em São Paulo

27/11/2014 19h39

Em busca do título mundial dos peso-pesados do boxe, o britânico Tyson Fury encontrou um aliado inesperado: Charles Bronson, conhecido como o "prisioneiro mais violento da Grã-Bretanha". De acordo com o jornal inglês The Sun, os dois trocaram correspondências a ponto de o lutador usá-lo como inspiração para deixar a barba crescer.

"Eu escrevi (cartas) para ele algumas vezes, e ele me respondeu. Não conversamos sobre nada específico. Você poderia dizer, eu acho, que são apenas cartas de um cara louco para outro", explicou Fury, à publicação. "Eu estou realmente ocupado no momento, mas gostaria de visita-lo quando eu tiver um tempo", continuou o atleta.

Charles Bronson foi preso pela primeira vez em 1974, por assalto a mão armada, e permaneceu preso praticamente todo o tempo desde então. Sua reputação foi construída na cadeira: com temperamento violento, se envolveu em diversas discussões, tentou assassinar outros presos, agradiu guardas e foi transferido dezenas de vezes.

O tempo em que ficou fora da prisão foi curto antes de ser novamente preso. Atualmente, ele aguarda apelação para tentar mudar a sentença de prisão perpétua. Na cadeia, ele escreveu livros sobre suas experiências, incluindo obra sobre como se exercitar em espaços reclusos - como passou muito tempo na solitária, ele acabou obcecado por exercícios físicos.

Bronson também fez lutas de boxe underground durante curto espaço de tempo em que esteve em liberdade. Já Fury está ocupado porque vem se preparando para o combate contra o também britânico Dereck Chisora. A luta está marcada para sábado e será realizada em Londres. O vencedor poderá confrontar o atual campeão dos peso-pesados pela WBO, o russo Wladimir Klitschko. Para isso, pode ser que ele tenha que mudar o visual.

"Eu deixei a barba crescer inspirado no visual de Charles Bronson", esclareceu o boxeador. A entidade que regulamento o boxe na Grã-Bretanha, no entanto, tem uma regra que indica que os lutadores devem ter o queixo visível durante os combates. Isso não deverá ser problema, de acorod com o Fury.

"Se o pessoal do Chisora quiser que eu raspe a barba por causa de alguma regra, tudo bem, eu tiro sem problemas. Se eles quiserem que eu raspe mais embaixo, posso fazer também, ou talvez eles queiram que eu me depile... posso fazer isso por eles", ironizou o boxeador de 26 anos.

O nome original de Charles Bronson é Michael Gordon Peterson - ele adotou o apelido inspirado na violência dos filmes do ator americano, homônimo. Atualmente, atende pelo nome de Charles Salvador, homenagem ao pintor espanhol Salvador Dalí - o criminoso tem produzido obras de arte como terapia. Já Tyson Fury foi realmente registrado assim pelos seus pais e não precisa de apelido.