Topo

Após surtos violentos, campeão do boxe vai passar por avaliação mental

Jermain Taylor é boxeador profissional - Jed Jacobsohn/Getty Images
Jermain Taylor é boxeador profissional Imagem: Jed Jacobsohn/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

27/01/2015 17h09

Uma série de surtos violentos fez com que as autoridades de Little Rock, no estado do Arkansas, nos Estados Unidos, aceitassem o pedido do advogado do boxeador Jermain Taylor e o encaminhasse para avaliação mental. Taylor, atual campeão dos peso médio pela Federação Internacional de Boxe (IBF, na sigla em inglês) e medalhista de bronze na Olimpíada de Sydney, em 2000, tem ameaçado a vida de familiares e vizinhos, conseguindo constantes problemas com a lei.

O último surto foi registrado em 19 de janeiro, após as comemorações pelo dia de Martin Luther King. Taylor levou o cinturão conquistado ano passado para o desfile, mas perdeu a cabeça quando uma criança de 5 anos derrubou a peça no chão: armado, ameaçou matar a criança e os pais dela, de acordo com o jornal Arkansas Online, antes de atirar para o alto. Antes, ele havia tido problemas semelhantes.

Em agosto, ele foi preso por atirar em seu próprio primo, que o visitava. Em dezembro, a polícia foi chamada porque o boxeador atirou um tijolo no vidro do carro de uma vizinha. O advogado de Jermain Taylor, Hubert Alexander, acredita que ele possa sofrer com algum problema mental e por isso pediu as autoridades uma avaliação, fazendo com que o lutador seja internado em uma instituição com esses fins.

"Todos estão dizendo que esse não é o Jermain Taylor que eles conhecem. Estamos tentando entender o que diabos está acontecendo", afirmou o advogado, à publicação do Arkansas. Taylor deve voltar à corte em 10 de fevereiro, embora os resultados da análise sejam esperados para 27 de abril. Por conta do incidente, a IBF cancelou aquela que seria sua primeira defesa de cinturão: um combate contra Sergio Mora, em 6 de fevereiro.