Topo

O dia em que Mike Tyson deu um tapa na cara do 'Homem de Ferro'

Do UOL, em São Paulo

17/02/2015 06h00

O ano foi 1999. O filme, “Black and White” (Preto e Branco), do diretor James Toback. E Mike Tyson deu um tapa na cara de Robert Downey Jr., renomado ator que hoje protagoniza o “Homem de Ferro” – clássico personagem de HQ da Marvel.

Em “Black and White”, Downey Jr. interpreta Terry, o marido homossexual da personagem Sam, representada pela atriz Brooke Shields.

Na cena histórica que foi filmada no improviso, Myke Tyson está no canto de uma sala, sozinho e pensativo, olhando para além da janela, quando Terry chega como quem não quer nada e encosta na parede. Mas aos poucos vai puxando papo, dizendo que já havia visto Tyson uma vez e que chegou até a sonhar com ele.

Quando Terry conta que em seu sonho ele estava nos braços de Tyson, o ex-pugilista parte pra cima do personagem de Downey Jr., dá um tapa em sua cara, tenta enforcá-lo e por fim ainda o joga no chão. A cena foi improvisada e ficou marcada no filme.

James Toback, que gravou um documentário sobre Myke Tyson e já contou com o boxer em outros filmes, ainda lembra dos bastidores da cena.

“Quando Mike saiu da prisão, eu lhe disse que estava começando este filme chamado Black and White. Ele ficou todo animado e queria fazê-lo. Downey também tinha acabado de sair da reabilitação ou prisão. Minha intuição é que as pessoas interessantes ficam bem mais interessante depois de terem sofrido. Eu senti que ambos iriam muito bem juntos”, afirmou.

Toback ainda lembra com detalhes do diálogo que teve com Downey Jr. antes do ator aceitar o papel.

- E se ele ficar com raiva? - perguntou Downey.

- Eu acho que ele ficaria.

- Até onde você quer que eu vá na cena?

- Leve-o até que ele responda ao extremo – respondeu Toback.

- E se ele me mata?

- Bem, eu não pensei sobre isso. Mas eu acho que é improvável,  a chance é de no máximo de 5 % - concluiu o diretor em tom de brincadeira.

Tyson é um dos maiores pugilistas da história e foi campeão mundial de boxe aos 20 anos. Mas foi preso duas vezes, uma por estupro e outra por dirigir alcoolizado. Saiu dessa última detenção em 1998, um ano antes de gravar "Black and White".

Já Robert Downey Jr. é cantor e ator desde criança e já foi indicado duas vezes ao Oscar (em 1993, pela interpretação de Charlie Chaplin, e em 2009, por seu papel de coadjuvante em Trovão Tropical). Além de 'Homem de Ferro", o ator ganhou destaque no papel de "Sherlock Holmes' e participa do blockbuster "Os Vingadores". Mas também foi preso e internado algumas vezes por problemas com drogas.