Topo

Esquiva Falcão volta ao ringue em maio para sua primeira luta de 8 rounds

Esquiva Falcão está invicto como profissional, com oito vitórias, sendo cinco por nocaute - AFP PHOTO / JOE KLAMAR
Esquiva Falcão está invicto como profissional, com oito vitórias, sendo cinco por nocaute Imagem: AFP PHOTO / JOE KLAMAR

Jorge Corrêa

Do UOL, em São Paulo

23/04/2015 06h43

O medalhista olímpico Esquiva Falcão, invicto em sua carreira no boxe profissional, vai subir mais um degrau rumo ao sonho de conquistar um cinturão mundial. Depois de oito combates, ele estreará lutando 8 rounds, aproximando-se das disputas mais longas da modalidade, em que duelos por título são feitos em 12 assaltos.

O próximo combate de Esquiva foi definido nesta quarta-feira e marcado para 8 de maio, menos de um mês depois de sua luta mais recente. Em vez de seis rounds (18 minutos), como foi com todas as suas lutas anteriores, agora ele poderá ficar 24 minutos em ação. O rival será Paul Harness, dos Estados Unidos.

Harness é profissional desde 2009 e tem um cartel de 5 vitórias, sendo quatro por nocaute, quatro derrotas, todas por pontos, e um empate. Ele não luta desde abril de 2014, quando venceu Anthony Marshall por nocaute no segundo round.

"Eu treino muito duro, todos os dias, eu quero lutar mais rounds, porque eu lutando oito já tenho chances de estar entre os melhores e enfrentar adversários mais experientes", explicou Esquiva, ao UOL Esporte. "Isso é bom para mim, vai ser mais um grande passo na minha carreira".

Esquiva só precisou lutar todos os rounds em três de suas lutas, incluindo a última, em 11 de abril, contra Omar Rojas. As outras cinco ele aplicou nocautes.

Esquiva foi medalhista de prata nos Jogos de Londres, em 2012, e pouco depois abandonou o sonho de ser campeão olímpico no Rio, em 2016, para buscar um cinturão profissional. O Brasil teve quatro campeões em sua história: Eder Jofre, Miguel de Oliveira, Popó e Valdemir Pereira, o Sertão.

O irmão de Esquiva, Yamaguchi, medalhista de bronze em Londres, também já tem luta marcada. Ele vai a Índio, Califórnia (EUA), para fazer sua terceira luta no ano. O rival será Gerardo Ibarra, que vem de dois reveses, mas é experiente, com 14 vitórias e duas derrotas na carreira. Yamaguchi tem cinco vitórias, sendo duas por nocaute e uma desqualificação.