Topo

Pacquiao pede por compatriota condenada a morte na Indonésia por tráfico

AP Photo/Frank Franklin II
Imagem: AP Photo/Frank Franklin II

Do UOL, em São Paulo

27/04/2015 12h08

Manny Pacquiao pediu para o presidente da Indonésia Joko Widodo clemência pela vida da filipina Mary Jane Veloso, condenada a morte por tráfico de drogas no país asiático.

"Em nome de minha compatriota Mary Jane Veloso e de todo o povo filipino, peço e chamo o bom coração de nossa excelência, que outorgue clemência e perdoe a vida e a salve da execução", disse Pacquiao, segundo entrevista reproduzida pelo jornal Marca.

"Sr. presidente, no dia 2 de maio eu vou estar lutando em Las Vegas contra Floyd Mayweather. É considerada a luta do século. Será uma grande injeção de moral se pudesse salvar uma vida. Luto por meu país e por todo povo da Ásia", completou.

O caso da filipina lembra do brasileiro Rodrigo Muxfeldt Gularte, de 42 anos, preso em 2004 e condenado a morte em 2005 após ser encontrado com 6kg de cocaína em pranchas de surfe no aeroporto de Jacarta, de acordo com a justiça indonésia. A defesa do brasileiro alega que ele sofre de esquizofrenia, mas os indonésios mantém a condenação por fuzilamento.

Se a pena for executada, Rodrigo Muxfeldt Gularte será o segundo brasileiro morto pela justiça na Indonésia: em janeiro deste ano, Marco Archer Cardoso Moreira foi fuzilado, também por conta de uma condenação decorrente do tráfico de drogas.

A filipina Mary Jane Veloso foi flagrada com 2,6kg de heroína no aeroporto de Yogyakarta em 2010 e afirma que não tinha conhecimento que sua bagagem carregava drogas ilícitas.