Topo

Mayweather e Pacquiao têm duelo de ostentação x religião na Luta do Século

Do UOL, em São Paulo

01/05/2015 06h00

A “Luta do Século” do boxe reunirá lutadores de perfis diferentes, mas com infâncias igualmente sofridas. De um lado, o senhor ostentação Floyd “Money” Mayweather Jr. De outro, o religioso Manny “Pac-Man” Pacquiao. Depois de seis anos de impasse, o combate sairá do papel e valerá a unificação dos cinturões dos pesos-meio-médios (66,7kg) – o norte-americano é dono dos títulos da Associação Mundial de Boxe (AMB) e do Conselho Mundial de Boxe (CMB), enquanto o filipino detém o da Organização Mundial de Boxe (OMB).

Apesar das dificuldades na infância e do sucesso na carreira, os dois lutadores se apegaram a coisas distintas com o passar do tempo. Enquanto Mayweather passou a expor com enorme frequência todos seus ganhos, Pacquiao seguiu de maneira mais discreta e se tornou um religioso declarado.

“Sempre gostei das coisas boas da vida. Trabalhei duro para estar onde estou e mereço desfrutar das melhores coisas que o mundo tem para oferecer”, justifica-se Mayweather, que por diversas vezes expôs nas redes sociais seus carros e pilhas de dinheiro em espécie – o lutador não gosta de cartões de crédito.

O norte-americano conquistou em sua carreira oito títulos mundiais e é o esportista mais bem pago do mundo. Em 2014, seus ganhos chegaram a US$ 105 milhões (cerca de R$ 315 milhões), de acordo com a revista “Forbes”.

Apesar do estilo ostensivo e de ser bastante confiante sobre si mesmo, não é incomum ver Mayweather praticando boas ações. Por diversas vezes ele foi visto comprando roupas para desconhecidos nas lojas em que estava. Além disso, o lutador faz questão de comprar todas as roupas que seus funcionários usam.

O estilo de vida do norte-americano, no entanto, não é muito aprovado por Pacquiao. “Mayweather precisa conhecer e temer a Deus. Dinheiro não é tudo. Um homem sem Deus é um homem sem alma”, afirmou “Pac-Man”, que na última entrevista coletiva antes do combate entre os dois fez um convite ao adversário.

“Espero que depois da luta possa ter uma conversa com Floyd, compartilhar minha fé sobre Deus e falar sobre como podemos inspirar as pessoas, em especial as crianças que torcem por nós”.

O MGM Grand Garden Arena, em Las Vegas, estará lotado – os ingressos para a luta esgotaram em um minuto – e os amantes do boxe têm tudo para presenciar um combate que entrará para a história do esporte. O duelo está previsto para a 1h da madrugada de domingo (horário de Brasília), mas evento começar às 22h.

Infância difícil e carreira de sucesso: as semelhanças de Pacquiao e Mayweather

Nascido na província de Kibawe, nas Filipinas, Manny Pacquiao, assim como grande parte da população do país, é de origem pobre e teve uma infância bastante complicada. “Quando era criança, eu lutei para encontrar comida, e hoje o maior combate de minha vida não está mais no ringue, mas em meu país, que quero ver livre da pobreza”, afirmou o lutador, pouco antes de enfrentar Shane Mosley, em 2011.

Recentemente, o treinador de Pacquiao, Freddie Roach, afirmou que quando o lutador tinha apenas 12 anos, viu seu pai cozinhando e comendo o cachorro da família. Depois disso, “Pac-Man” saiu de casa e foi morar na rua, virando profissional de boxe dois anos depois.

“Ele vivia na rua, onde comprava rosquinhas e vendia a cinco centavos mais caros para sobreviver. Dormia em uma caixa de papelão”, afirmou Roach. “Filipinas é um lugar pobre, não há bem-estar, nenhum sistema de saúde e se você não tem dinheiro ou trabalho, faz qualquer coisa para sobreviver”.

Primeiro boxeador a conquistar sete títulos mundiais em sete categorias diferentes, Manny Pacquiao se tornou deputado federal em 2010, afirmando que iria lutar para que a pobreza na qual se encontra Filipinas fosse diminuída. Hoje em dia, o lutador é o maior ídolo do país e, inclusive, possui a patente de tenente-coronel reserva em seu país. Ele também não esconde o desejo de um dia ser presidente de sua terra natal. "Pac-Man" conta com um cartel no boxe de 56 vitórias (38 por nocautes), cinco derrotas e dois empates.

Assim como Pacquiao, Floyd Mayweather Jr. também teve problemas na infância. Sua mãe era viciada em drogas, em especial o crack, e a relação com o pai nunca foi boa – Floyd Mayweather Sr. teve uma carreira discreta no boxe  e, de acordo com o filho, o surrava com chicote quase diariamente. O patriarca da família chegou a cumprir pena por tráfico de drogas.

Atualmente, Mayweather Sr. faz parte da equipe do filho, apesar da relação entre os dois seguir bastante conturbada.

Da mesma maneira que aconteceu com Pacquiao, Mayweather obteve muito sucesso no boxe e é considerado um dos maiores lutadores de todos os tempos. Em seu cartel, soma-se 47 vitórias e nenhuma derrota – ele está apenas três triunfos de superar a marca de Rocky Marciano, que se aposentou com 49 vitórias em 49 lutas.