Topo

Após Pacquiao revelar lesão, Mayweather diz também ter lutado machucado

Do UOL, em São Paulo

03/05/2015 13h29

A declaração de Manny Pacquiao de que havia lutado com uma lesão no ombro não sensibilizou Floyd Mayweather. O vencedor da “Luta do Século”, realizada no último sábado (2), em Las Vegas, afirmou que, assim como o filipino, também entrou no ringue machucado.

“Uma única luta não define o meu legado. Todas as lutas que eu tive fazem parte de quem eu sou. Eu não ia ficar falando, mas eu também tive muitas lesões indo para essa luta, mas eu precisava mostrar respeito ao meu adversário e pensar que ele seria muito bom, mesmo se conseguisse me vencer assim. Eu estava com meus braços machucados, as minhas duas mãos machucadas, mas ainda assim eu encontrei um caminho para vencer”, afirmou Mayweather na entrevista coletiva depois do combate.

Depois de 12 rounds, Mayweather ficou com a vitória por decisão unânime dos jurados por 118x110, 116x112 e 116x112. O norte-americano, no entanto, afirmou que seu pai, Floyd Mayweather Sr., estava preocupado com o equilíbrio do combate e teria pedido mais ação do filho dentro do ringue.

“Meu pai estava me enchendo durante a luta, porque toda vez que o Pacquiao soltava um soco, todo mundo gritava, os fãs comemoravam. Ele achou que a luta estivesse muito equilibrada e dizia: “Continua impondo o ritmo”. Mas eu sabia que estava ganhando e que os juízes não iam se impressionar com os gritos.  Eu sou um lutador calculista, sempre vou colocar um lutador na pior posição possível, porque isso vai me colocar na melhor posição possível. Manny estava causando uma boa impressão, mas não estava causando nenhum dano”.

Apesar de esse ter sido chamado de “Luta do Século”, Mayweather não acredita que Pacquiao tenha sido o adversário mais duro que ele já enfrentou. Questionado sobre isso, o norte-americano desconversou.

“Manny é um lutador inacreditável, mas não posso dizer que ele é o melhor cara que eu já enfrentei e que o seu soco foi o mais duro q eu já senti no meu rosto. Eu posso dizer que sei porque ele está no topo do esporte, mas nós tivemos uma estratégia brilhante e aqui estou eu agora celebrando”.

Mayweather também afirmou que sempre souber que possuía um nível técnico superior ao adversário.

“Eu sempre soube que eu era o lutador mais inteligente. Eu sabia que ele seria difícil. Manny é durão, mas o seu trabalho de pernas, comparado com o meu, é totalmente diferente. A forma como ele usa os jabs, a defesa… Eu estava tentando ser esperto. Tenho um alcance maior do que o dele e acredito que a melhor forma de se vencer uma luta é sair dela menos castigado. Pacquiao me trouxe perigo em alguns momentos. Mas no primeiro round, eu entrei ali para senti-lo. Queria ver alguns movimentos, sentir o seu jab, tudo é movimento calculado. Quando ele me acertou com um gancho, eu pensei: ‘Já estive aqui antes, pense no que você precisa fazer para sair daí’ e eu chegava perto do corpo dele para diminuir a velocidade e fui só administrando”.

Apesar de algumas provocações entre os dois no período que antecedeu o acerto para a luta, o clima foi bastante amistoso após o combate. Na chegada à entrevista coletiva, Mayweather abraçou Pacquiao e o agradeceu por ter permitido que o duelo acontecesse.