Topo

Imprensa gringa vê luta decepcionante e vitória incontestável de Mayweather

Do UOL, em São Paulo

03/05/2015 08h07

A ‘luta do século’ decepcionou a imprensa internacional. Alguns dos principais jornais do mundo criticaram a luta morna entre Floyd Mayweather Jr e Manny Pacquiao, reclamaram da pontuação dos juízes, mas consideraram incontestável a vitória do norte-americano.

O jornal inglês Daily Mail afirmou que “a luta do século não será nem a luta do ano”. A publicação ressaltou que nenhum dos dois pugilistas chegou perto do nocaute e que o combate será mais lembrado pelos milhões envolvidos e celebridades na torcida do que o que ocorreu no ringue. Ainda considerou injusta a larga diferença na pontuação: “Os juízes poderiam ter feito mais justiça a Pacquiao”.

O Guardian também comentou que “não foi a luta do século, não em termos de boxe”. Lembrou ainda que o discurso de Mayweather foi vaiado pelos torcedores e sai com sua lenda diminuída, mas ainda invicto.

Na Espanha, o Marca considerou que “Mayweather decepcionou tanto quanto o combate do sécululo”, ressaltando que o norte-americano se serviu da defesa para se safar de Pacquiao. “O combate do século deixou bastante a desejar e o ganhador só mostrou uma atitude mais ofensiva nos últimos quatro rounds, quando viu seu oponente baixar de intensidade”.

O periódico considerou o resultado justo pelos números, mas também reclamou da pontuação declarada pelos juízes. “Uma pontuação demasiada larga pelo que foi visto”. Já o também espanhol Ás afirmou que “Mayweather ganhou de Pacquiao e permaneceu invicto, mas sem brilho”.

O italiano Gazzeta dello Sport preferiu ressaltar a atuação calculada de Mayweather e o fato do norte-americano ter voltado para casa com três cinturões, “deixando migalhas” a Pacquiao. Linha também adotada pelo argentini Olé, que afirmou que o pugilista “pode não ser o mais vistoso, mas sabe como conquistar os juízes”.

Se na Europa a reação foi de decepção, os jornais dos Estados Unidos e das Filipinas preferiram exaltar o combate e seus representantes. O Wall Street Journal disse que Mayweather mostrou precisão incrível e ressaltou o domínio do norte-americano nos números do combate.

O New York Times afirmou que Mayweather evitou problemas com uma mistura de jabs e socos potentes e criticou Pacquiao: “Tentou seguir uma linha que variou entre a agressão e o descuido, mal evitando as mãos certeiras de Mayweather que vinham com intenções de nocaute”.

 Já o USA Today afirmou que “Mayweather respondeu definitivamente à pergunta que consumiu o boxe por mais de cinco anos e mostrou ser de fato o melhor lutador dessa geração”.

Nas Filipinas, a reação foi de apoio ao seu lutador. O Philippine Daily Inquirer exibiu uma mensagem de apoio a Pacquiao (“Você ainda é nosso campeão”) e afirmou que a luta não pode ser quantificada por números, pois os heróis são medidos pelo coração e entusiasmo ardente com que exercem sua missão”. O periódico considerou justa a vitória de Mayweather, mas ressaltou que o norte-americano foi vaiado, enquanto o filipino deixou o ringue sob aplausos.