Topo

Filho de Esquiva Falcão faz sucesso no Instagram em vídeos 'treinando' boxe

Maurício Dehò

Do UOL, em São Paulo

07/05/2015 06h00

A família Falcão, liderada pelo patriarca Touro Moreno, tem no boxe uma tradição que passou de pai para filhos e que agora chega à sua terceira geração. Juan, um garotinho de apenas 1 ano e 9 meses, filho do medalhista olímpico Esquiva Falcão está fazendo sucesso nas redes sociais imitando o pai em vídeos e fotos, tal qual um pugilista mirim.

A brincadeira começou quando Esquiva e sua mulher, Suelen, abriram uma conta no Instagram no nome de Juan Falcão Marques, para postar aos amigos imagens do menino brincando. O que caiu no gosto dos seguidores do lutador foi quando o garoto vestiu luvas em um vídeo, batendo em um saco de pancadas.

“Primeiro eu criei um Instagram para ele, estava pensando em postar vídeos e fotos dele brincando, passeando em Las Vegas. Um dia, fui ao treinamento e ele pediu a luva, o protetor de cabeça. E começou a brincar. Aí minha esposa achou engraçado e começou a filmar. Tudo o que eu fazia ele imitava. Eu peguei, postei no Instagram dele, compartilhei no meu e foi febre, todo mundo gostou”, diverte-se Esquiva, invicto no boxe profissional e rumo à sua nona luta, nesta sexta-feira.

O lutador conta que o garoto gosta de copiar os seus movimentos. “Ele bota guarda, dá jab e direto, e a gente às vezes filma”. Em outro post, o menino “acompanha” o pai em uma corrida na rua. E ainda copia as instruções para lançar golpes, fazer um agachamento e voltar a correr.

“O mais engraçado é que quando eu tiro foto ou filmo alguma coisa de boxe, ele para e quer ver, ver se ficou bom. Aí eu pergunto: ‘Juan, quer que eu poste na internet?’. Se ficou feio, ele fala que não. Se gostou, faz com a cabeça que sim. Tudo tem aprovação dele (risos). Ele tem 1 anos e 9 meses, mas é muito esperto, sabe o que quer, é ligeirinho”, diz o pai coruja.

Para o combate desta sexta, em Nova Jersey, o reforço de Esquiva foi longe do ringue. Juan e a sua mulher se mudaram para Las Vegas, garantindo ao medalhista de bronze em Londres-2012 um período mais tranquilo.

“Às vezes chego um pouco estressado do treinamento e eles estão lá para me ajudar, meu filho está lá para brincar comigo, me fazer dar risada. No outro dia estou novinho para dar o melhor nos treinamentos. Foi a melhor coisa que eu fiz, trazê-los para Las Vegas”, contou Esquiva.

O lutador conta que uma tradição que o pai conta foi mantida, e que Juan também usava a mãe como “saco de pancada” desde pequenino. Esquiva promete apoiar o garoto caso ele resolve se aventurar no boxe, mas só depois que completar seus estudos – de preferência com um diploma universitário.

“Meu pai me ensinou e agora estou ensinando o meu filho. São três gerações, fico feliz de poder ensinar o meu filho o que meu pai ensinou”, disse o lutador, orgulhoso.

Novidade no ringue

Esquiva enfrenta Paul Harness em Nova Jersey, subindo um degrau a mais em sua carreira, já que pela primeira vez estará em uma luta prevista para 8 assaltos. Os combates de cinturão tem 12 no boxe.

Harness tem cartel muito modesto, com cinco vitórias, quatro derrotas e um empate, mas Esquiva vê apenas vantagens para esta nova experiência, em uma luta que pode durar mais do que ele teve até agora.

“É uma luta muito importante, estou crescendo bastante, mostrando minha evolução e minha garra. Quero mostrar que estou bem preparado para aguentar os oito rounds. Se eu ganhar por nocaute vai ser importante, para mostrar que estou preparado e determinado. E se ganhar por pontos, também mostro meu preparo físico e avalio se há erros. Do jeito que vier a vitória, será bom para mim”, concluiu o capixaba de 25 anos.