Topo

Surpreso com Popó? Roy Jones Jr. vence oitava luta seguida aos 46 anos

Jones Jr. (à esq, em foto de 2004) lutará por cinturão em setembro - Steve Marcus/Reuters
Jones Jr. (à esq, em foto de 2004) lutará por cinturão em setembro Imagem: Steve Marcus/Reuters

Do UOL, em São Paulo

17/08/2015 11h35

Aos 39 anos, Acelino ‘Popó’ Freitas voltou aos ringues neste sábado, três anos depois de sua última luta – uma vitória por nocaute sobre o também brasileiro Michael Oliveira. Popó não decepcionou e derrotou o argentino Mateo Damian Veron também por nocaute, chegando a 40 vitórias (34 nocautes) em 42 lutas em seu cartel profissional.

Mas se as estatísticas do brasileiro já surpreendem, as de Roy Jones Jr. são ainda mais curiosas. Profissional desde 1989, o norte-americano de 46 anos segue em atividade – e com oito vitórias em suas últimas oito lutas.

O cartel de Jones – ex-campeão dos pesos médio, meio-pesado e pesados – inclui 62 vitórias (45 nocautes) em 70 lutas. A última delas veio neste sábado, no Foxwoods Resort Casino, em Mashantucket (EUA), ao derrotar o compatriota Eric Watkins por nocaute no sexto round.

Parece pouco? Roy Jones Jr., que já enfrentou e venceu nomes como Bernard Hopkins, Montell Griffin, Reggie Johnson e Félix Trinidad, já tem pelo menos duas lutas agendadas nas próximas semanas. No dia 29 de agosto, encara o norte-americano Danny Santiago; já em 12 de setembro, mede forças com o britânico Tony Moran pelo cinturão vago dos pesados da Federação Mundial de Boxe (WBF).

“Enquanto alguns fãs apostaram em sua aposentadoria, particularmente após sua brutal derrota por nocaute para Denis Lebedev (coincidentemente, o último rival notável que ele enfrentou), Jones continua em marca e genuinamente quer um grande cinturão dos pesados”, diz o site Bloody Elbow. A luta contra Lebedev foi em 2011.