Topo

Britânico perde cinturão da IBF após aceitar revanche com Klitschko

Klitschko (esq) e Fury (dir) devem lutar novamente em 2016 - Frank Augstein/AP Photo
Klitschko (esq) e Fury (dir) devem lutar novamente em 2016 Imagem: Frank Augstein/AP Photo

Do UOL, em São Paulo

09/12/2015 08h42

A Federação Internacional de Boxe (IBF, em inglês) tirou de Tyson Fury o cinturão de campeão mundial dos pesos pesados. O britânico é o próximo rival do ucraniano Wladimir Kitschko, em luta marcada para 2016 pelos cinturões unificados da Organização Mundial de Boxe (WBO), da Organização Internacional de Boxe (IBO), da Associação Mundial de Boxe (WBA) e da própria IBF.

Fury conquistou os quatro cinturões ao derrotar o próprio Klitschko em novembro, na cidade alemã de Dusseldorf. O problema é que a IBF havia orientado Fury a desafiar o também ucraniano Vyacheslav Glazkov para defender seu cinturão, ao invés de marcar uma revanche contra Klitschko.

“É verdade que ele perdeu o cinturão”, contou Lindsey Tucker, presidente da IBF, à rede de TV britânica BBC. “Nosso desafiante era Vyacheslav Glazkov, mas Fury foi e assinou uma revanche com Wladimir Klitschko”, acrescentou.

Na luta em Dusseldorf, havia uma cláusula que permitia a Klitschko marcar uma revanche em caso de derrota. Na última semana, o ucraniano confirmou que pretendia utilizar a oportunidade, embora a nova luta ainda não tenha data para ocorrer no próximo ano.

Sem o cinturão da IBF, Tyson Fury mantém os prêmios da WBA, da WBO e da IBO. O cinturão do Conselho Mundial de Boxe (WBC) pertence ao norte-americano Deontay Wilder.