Topo

Campeão mundial de boxe cai no doping por cocaína e pode perder cinturões

Do UOL, em São Paulo

30/09/2016 12h04

O campeão dos pesos pesados no boxe, britânico Tyson Fury, testou positivo para cocaína e provavelmente perderá todos seus cinturões, informou nesta sexta-feira (30) a o site da ESPN americana.

Ele havia desistido de uma revanche com o ucraniano Wladimir Klitschko na última semana por ser considerado “medicamente inapto” pelo promotor do evento. Nesta semana, o lutador foi notificado que foi pego em um teste surpresa de urina da Associação de Antidoping Voluntário (Vada) coletado no último dia 22 de setembro.

Os resultados do exame sobre drogas estimulantes ainda não estão concluídos, mas o teste positivo para cocaína deve ser suficiente para que ele perca os títulos.

Já era temido no final de junho que Fury fosse punido por doping. Àquela altura não passavam de suspeitas, que se confirmaram três meses depois com outra substância. O pugilista era investigado por uso de nandrolona, substância que estimula o crescimento muscular e reduz os efeitos de cansaço.

O falastrão Fury é dono dos cinturões da WBA (Associação Mundial de Boxe), WBO (Organização Mundial de Boxe), IBO (Organização Internacional de Boxe) e da tradicional revista The Ring.

Os títulos foram conquistados em dezembro de 2015, após uma luta de 12 rounds contra Wladimir Klitschko, vencida por decisão unânime. O ucraniano foi imbatível dominante entre os pesados por mais de uma década, tendo sofrido sua última derrota em abril de 2004.

A revanche entre os dois estava marcada para o próximo dia 29 de outubro, mas foi cancelada no último dia 23 de setembro.