reprodução automática próximo vídeo em 5s

Isaquias diz que tirou peso das costas com ouro e festeja com 'kamehameha'

Dono de duas pratas e um bronze no Rio, em 2016, o canoísta baiano Isaquias Queiroz conseguiu a sua sonhada medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio ao vencer o C1 1000m e disse ter tirado um peso das costas depois de ter ficado decepcionado com o quarto lugar no C2.

Em entrevista exclusiva a Domitila Becker no UOL News Olimpíadas, Isaquias explica o sentimento na raia logo depois da conquista e também o motivo de ter desacelerado no final da prova, com o receio de que pudesse ocorrer algum problema no caso de ele forçar nos últimos metros.

Passa muita coisa, passa na minha cabeça todos os treinamentos que eu fiz. Dois minutos antes de entrar na água, eu e o Lauro estávamos na beira da raia ali e a gente estava falando de quanto a gente treinou, de quanto treinamento tem acumulado em cada músculo meu. Perder, não é perder, a gente chegou em quarto, não é uma colocação ruim, no C2, mas a gente queria uma medalha do C2. Não ganhando eu fiquei um pouco frustrado e um pouco com raiva, isso me deu mais ânimo ainda para poder chegar no C1 1.000 metros, diz Isaquias.

Toda a trajetória da minha vida foi despejada nesse grito, porque é um sonho realizado, é difícil, não é fácil ser campeão olímpico, não é fácil nem estar nas Olimpíadas, imagine para ser medalha de ouro nos Jogos Olímpicos para mim foi um alívio poder tirar isso, porque estava também um peso nas minhas costas dessa responsabilidade de ganhar essa medalha de ouro, completa.

O canoísta que agora soma quatro medalhas olímpicas também explicou a sua comemoração no pódio e conta que ela foi inspirada no desenho japonês Dragon Ball, com o 'kamehameha', do personagem Goku.

Eu já tinha falado para o pessoal que se eu ganhasse o ouro, iria fazer o kamehameha do Goku e como a gente está no Japão, terra do anime, nada melhor do que comemorar desse jeito, então acabei fazendo ali, ficou muito legal, fiz vestido mesmo, porque a gente estava no pódio ali, a gente estava feliz, então eu falei 'vou fazer minha comemoração do meu jeito aqui'. No Rio de Janeiro foi com samba e hoje foi com kamehameha, do Goku, conclui.