UOL Esporte Ciclismo
 
17/07/2010 - 11h10

Volta da Espanha voltará a passar pelo País Basco em 2011, segundo jornal

Das agências internacionais
Em Madri (Espanha)

A Volta Ciclística da Espanha passará pelo País Basco na edição do próximo ano após um acordo entre o governo da região e uma empresa que organiza a competição, de acordo com o que afirmou neste sábado o jornal espanhol ABC.

O executivo basco, que é presidido pelo socialista Patxi Lopez, e a direção da Volta da Espanha acertaram um acordo definitivo para que a prova ocorra no local de acordo com a publicação que cita fontes próximas à comissão negociadora.

O País Basco não recebe a Volta da Espanha desde 1978 devido aos problemas causados pelos grupos independentes radicalistas nas corridas disputadas.

Em dezembro de 2008, uma proposta no parlamento regional do País Basco do conservador Partido Popular (PP), para “apoiar a passagem da Volta da Espanha pelas ruas do País Basco” foi negada pelos partidos nacionalistas majoritários, que alegavam que o País Basco “não é da Espanha”.

O parlamento basco aprovou finalmente um apoio a respeito em dezembro de 2009, com votos dos partidos não nacionalistas e fez com que os responsáveis pela prova negociassem a mudança no percurso para incluir a passagem pelo local.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host