Topo

Armstrong faz entrevista com apresentadora americana e admite ter se dopado, diz imprensa americana

Lance Armstrong perdeu sete títulos da Volta da França - PATRICK HERTZOG/AFP
Lance Armstrong perdeu sete títulos da Volta da França Imagem: PATRICK HERTZOG/AFP

Do UOL, em São Paulo*

15/01/2013 11h07

O ciclista norte-americano Lance Armstrong admitiu pela primeira vez na carreira ter utilizado substâncias ilegais e se dopado. É isso que os jornais americanos, entre eles USA Today e New York Times, cravam. Os periódicos tiveram acesso à entrevista do ex-ciclista a Oprah Winfrey, famosa apresentadora que tem um talkshow nos EUA. A conversa completa vai ao ar quinta-feira.     

Em mensagem postada no Twitter, a própria apresentadora assinalou que a entrevista durou duas horas e meia e que o ex-ciclista se mostrou "preparado", sem dar mais detalhes sobre seu conteúdo.

PASSO A PASSO DO CASO ARMSTRONG

  • AP
  • 2004 - Armstrong é acusado de doping em um livro escrito pelos jornalistas David Walsh e Pierre Ballester.

  • 2005 – Imprensa francesa acusa Armstrong de usar a substância proibida EPO (Eritropoietina) para vencer o Tour de France. Nada foi comprovado pela ineficácia dos exames para a substância.

  • 2010 - Ex-companheiro de Armstrong, Floyd Landis admite doping e acusa o ex-parceiro de ter feiro o mesmo. Órgão administrativo de Medicamentos e alimentos dos EUA abre processo contra Armstrong.

    2011 – Mais dois ex-companheiros de Lance Armstrong acusam o americano de ter se dopado. Autoridades da Itália, Suíça, França e Espanha apoiam dos EUA nas investigações.

  • 2012 (fevereiro) - Fiscal federal norte-americano encerra investigações sobre o ciclista e a Agência Antidoping dos Estados Unidos (USADA) inicia sua própria inquirição.

    2012 (agosto) – Agência Antidoping dos Estados Unidos (USADA) acusa Armstrong de doping com base em exame de sangue e depoimento de ciclistas

    2012 (outubro) – Informativo da USADA de 202 páginas, com mil testemunhos e estudos do caso, acusa Armstrong de ter criado "o programa de doping mais sofisticado da história do esporte". União Internacional de Ciclismo desconsidera as sete vitórias do americano na Volta da França. Nike põe fim em contrato com o ciclista.

  • 2013 - Armstrong admite ter de dopado e pede desculpas pessoalmente aos integrantes de sua fundação de luta contra o câncer Livestrong.

Antes mesmo do anuncio da participação na entrevista a Oprah Winfrey, o jornal americano New York Times afirmou que Armstrong, de 41 anos, disse a amigos e autoridades antidoping que poderia confessar com a esperança de convencer as autoridades a permitir que ele volte a competir em eventos esportivos que aderem ao Código Mundial Antidoping, pelo qual Armstrong está atualmente sujeito a uma punição vitalícia.

Tal admissão seria uma mudança dramática de postura de Armstrong, que tem negado veementemente o doping durante anos.

Armstrong perdeu os sete títulos conquistados no Tour de France depois do relatório de acusação emitido em agosto passado pela Agência Antidoping dos Estados Unidos (Usada, na sigla em inglês), do qual o ex-atleta não quis se defender e acabou suspenso definitivamente do ciclismo.

O relatório da Usada detalhou um programa sistemático de doping com seus companheiros da equipe US Postal Service e apontou que muitos deles contaram que eram submetidos à pratica do doping sob a liderança pelo próprio Armstrong.

A Usada assinalou em seu relatório que Armstrong participou do "programa de doping mais sofisticado, profissionalizado e bem-sucedido já visto no esporte", no qual foram utilizados esteroides anabolizantes, o hormônio do crescimento humano, transfusões de sangue e outros produtos.

O diário USA Today afirma ainda que Armstrong se reuniu na manhã de segunda-feira com uma centena de membros da fundação Livestrong, que ele próprio criou em 1997 para lutar contra o câncer, uma doença de que o ex-ciclista padeceu, para pedir desculpas.

Armstrong, de 41 anos, sempre negou as acusações de doping e, de fato, oficialmente nunca testou positivo. No entanto, segundo indicou ao diário outra fonte a par da situação, a motivação do desportista ao fazer essa confissão agora é limpar a reputação da organização.

Ainda nesta segunda-feira, ao tomar conhecimento pela imprensa das supostas declarações do americano, a União Internacional de Ciclismo disse que Armstrong tem que relatar o fato para uma comissão independente investigá-la.

*Com as agências internacionais