Topo

Armstrong diz que se dopou com EPO, testosterona e transfusões de sangue em sua carreira

Lance Armstrong (e) concede entrevista à apresentadora norte-americana Oprah Winfrey - AFP PHOTO/HARPO STUDIOS/GEORGE BURNS
Lance Armstrong (e) concede entrevista à apresentadora norte-americana Oprah Winfrey Imagem: AFP PHOTO/HARPO STUDIOS/GEORGE BURNS

Do UOL, em São Paulo*

18/01/2013 00h04

Em entrevista ao programa Oprah's Next Chapter, exibido pela primeira vez nesta quinta-feira pela rede OWN e pelo site oficial da apresentadora, Lance Armstrong admitiu que se dopou em todos os sete anos em que ganhou a Volta da França. O ex-ciclista revelou que se beneficiou do uso do hormônio Eritropoietina, conhecido como EPO, de testosterona e de transfusões de sangue para melhorar seu desempenho. 

"Tinha acesso a coisas que melhoravam muito meu desempenho como atleta. Meu coquetel era muito simples. Eu usava um pouco de EPO, transfusões de sangue e testosterona", contou o ex-atleta.

Armstrong foi campeão da Volta da França entre 1999 e 2005. Mesmo antes da confissão, o ciclista americano teve seus títulos cassados. Segundo ele, a ineficácia do controle de doping na época o deixava sem medo de ser flagrado.

"Os testes mudaram muito. Antigamente, eles não iam até sua casa, não iam no seu treino. Agora, o ênfase não é nas competições, o que é certo. Em 1999, não existia teste fora das competições. Então, eu não ia ser pego, porque estava limpo nas corridas. Duas coisas mudaram: os testes fora da competição e o passaporte biológico, que realmente funcionou", opinou.

Após a confissão, o ex-atleta afirmou que julga ser humanamente impossível vencer a Volta da França sete vezes sem o uso de doping e que, quando voltou à competição, obtendo a terceira colocação em 2009 e a 23ª em 2010, não fez uso de nenhuma substância proibida.

Armstrong também confirmou ser verdade a história contada por Emma O'Reilly, que integrava a equipe médica do americano em 1999 e que revelou que uma prescrição médica foi forjada na época para encobrir um caso de doping do ex-ciclista. 

Quando questionado sobre a popularidade do doping no ciclismo, Armstrong fez questão de dizer que ninguém era forçado a usar as substâncias e que não conhecia ou treinava com gente o bastante para poder afirmar o quanto a utilização é difundida na modalidade. No entanto, apesar de assumir a culpa, o americano fez uma espécie de ressalva em relação a Michele Ferrari.

A produção do programa exibiu um VT com Armstrong dizendo que o fisiologista italiano jamais havia sugerido o uso de substâncias ilegais. O ciclista não fez nenhuma acusação direta, mas afirmou que responderia de maneira diferente a respeito hoje.

Durante a entrevista, Armstrong afirmou ainda que a imagem de herói construída em torno dele fez com que ele relutasse em vir a público para falar a verdade.

"Essa é a melhor pergunta. Não sei se tenho uma resposta. Agora, é tarde demais para mim e para a maioria das pessoas. Eu construí uma grande mentira", disse o ex-ciclista, quando questionado sobre os motivos que o fizeram esconder o doping.

"Eu sei a verdade, sei que a verdade não é o que eu disse. A história foi tão perfeita por tanto tempo. Você supera uma doença, vence a Volta da França sete vezes, tem um casamento perfeito... é a história perfeita", completou o americano, que teve câncer testicular em 1996, antes de emplacar seus títulos na Volta da França.

CRONOLOGIA DAS INVESTIGAÇÕES CONTRA ARMSTRONG

  • AFP PHOTO/HARPO STUDIOS/GEORGE BURNS

    2004 - Armstrong é acusado de doping em um livro escrito pelos jornalistas David Walsh e Pierre Ballester.

    2005 - Imprensa francesa acusa Armstrong de usar a substância proibida EPO (Eritropoietina) para vencer o Tour de France. Nada foi comprovado pela ineficácia dos exames.

    2010 - Ex-companheiro de Armstrong, Floyd Landis admite doping e acusa o ex-parceiro de ter feiro o mesmo. Órgão administrativo de Medicamentos e alimentos dos EUA abre processo contra Armstrong.

    2011 - Mais dois ex-companheiros de Lance Armstrong acusam o americano de ter se dopado. Autoridades da Itália, Suíça, França e Espanha apoiam os EUA nas investigações.

    2012 (fevereiro) - Fiscal federal norte-americano encerra investigações sobre o ciclista e a Agência Antidoping dos Estados Unidos (USADA) inicia sua própria inquirição.

    2012 (agosto) - Agência Antidoping dos Estados Unidos (USADA) acusa Armstrong de doping com base em exame de sangue e depoimento de ciclistas

    2012 (outubro) - Informativo da USADA de 202 páginas, com mil testemunhos e estudos do caso, acusa Armstrong de ter criado "o programa de doping mais sofisticado da história do esporte". União Internacional de Ciclismo desconsidera as sete vitórias do americano na Volta da França. Nike põe fim em contrato com o ciclista.

    2013 (janeiro) - Armstrong admite ter de dopado e pede desculpas pessoalmente aos integrantes de sua fundação de luta contra o câncer Livestrong.

    2013 (janeiro) - COI anuncia a retirada da medalha de bronze conquistada por Armstrong na Olimpíada de Sydney-2000.

COMO FUNCIONA A ERITROPOIETINA (EPO)?

A eritropoietina (EPO) é um hormônio proteico natural. É secretado pelos rins durante condições de baixos níveis de oxigênio. A EPO estimula as células tronco da medula óssea a produzir glóbulos vermelhos, que aumentam o transporte de oxigênio para os rins. Os atletas de resistência, como aqueles que competem em maratonas, ciclismo ou esqui em regiões planas e rurais cobertas de neve, podem usar EPO para aumentar o fornecimento de oxigênio, de 7 a 10%. É uma substância difícil de ser detectada em exames.
Saiba mais sobre esta substância e outros tipos de doping

* Atualizado às 01h02