Topo

Armstrong vê injustiça em ser o único banido após escândalo de doping

Do UOL, em São Paulo

07/11/2013 20h09

Após se desculpar por ter usado um câncer como pretexto para o uso de substâncias ilícitas no ciclismo, o ex-atleta Lance Armstrong comentou que sua punição por doping pela Usada, a agência anti-doping americana, foi injusta. Para o norte-americano, que foi banido do esporte para sempre, ele está sendo pego como exemplo pela entidade.

“Eu fui escolhido? Sim. É tudo minha culpa. Claro que eu tinha que ser o cara que eles viriam atrás. Não faria sentido irem atrás de outro. Eu entendo isso”, disse Armstrong.

O heptacampeão da Volta da França, de quem foram tirados os sete títulos entre outros inúmeros, questiona que apenas ele tenha sofrido a maior punição possível, o banimento, enquanto outros antigos rivais que também confirmaram usar substâncias ilícitas foram penalizados de maneira mais branda, com suspensões. 

“Não estou reclamando, apenas observando. Eu sou o cara que está tendo que sacrificar a vida, enquanto outros que fizeram as mesmas escolhas tiveram completa absolvição. Eu não sei. Isto não me parece certo”, comentou Armstrong durante uma entrevista ao site cyclingnews.com. A terceira parte da conversa foi publicada hoje.

No começo do ano, Lance Armstrong admitiu ter usado substâncias ilícitas e acabou perdendo também a medalha de bronze conquistada nas Olimpíadas de 2000.

O ex-ciclista descartou que o fato dele ter sido banido do esporte seja uma espécie de “caça às bruxas” por parte da Usada, mas admitiu que a atitude, considerada extrema, foi vingança. “Eu arrisco dizer que foi uma vingança entre mim e Travis (chefe –executivo da Usada)”, ressaltou. Apesar do clima ruim entre o ex-atleta e a agência americana, Armstrong não descartou uma reaproximação do órgão.