Topo

Ciclista se arrisca atrás de caminhão a 120 km/h. E ele quer correr mais

Verônica Mambrini

DO UOL, em São Paulo

27/04/2014 06h01

O ex-ciclista profissional Evandro Portela, de 36 anos, é a estrela de um vídeo que tem quase 300 mil visualizações no Youtube. Ele aparece pedalando sem capacete a mais de 120 km/h, aproveitando o vácuo de um caminhão em uma movimentada estrada no Paraná. O risco de sofrer um acidente nessas circunstâncias é grande, mas ele não pensa em parar. Muito pelo contrário. Quer chegar a 180 km/h para entrar no Livro dos Recordes.

“Faço os vídeos porque estou tentando bater um recorde, chegar a 180 km/h. Já estou acostumado a fazer, a estrada permite que eu faça isso”, diz Evandro, que foi ciclista profissional por 18 anos.

Pedalar no vácuo é normal no ciclismo, mas geralmente se trata do vácuo de outro ciclista, dentro de um pelotão. Quem está na frente “puxa” o grupo, fazendo mais esforço, e quem fica no vácuo pedala gastando menos energia. “Minha ousadia foi mais longe”, diz o atleta. “A estrada é boa, uma rodovia pedagiada, e tem trechos específicos em que posso fazer isso. Não incentivo ninguém a repetir a experiência. Faz anos que tenho prática.”

Para registrar a velocidade, ele prende a câmera GoPro com um elástico no caminhão. “Tem que ter a manha e conhecer bem o trecho. Nessa filmagem, o caminhoneiro passou, viu que a gente estava se batendo com o vento, e eu pedi para entrar no vácuo. Depois que entrei, ele não viu mais nada. A adrenalina é muito alta. A mais de 100 km/h, você ultrapassa carro, moto, todo mundo”, diz Evandro.

Ele afirma que já chegou a 145 km/h, mas não tem registros. O plano para ter um recorde comprovado é fazer um evento patrocinado, fechando a estrada, com filmagem, helicóptero e o máximo de segurança possível. “Para fazer algo assim, preciso levantar mais ou menos R$ 1 milhão”, conta. Para ir melhorando a marca e chegar nos 180 km/h planejados, ele comprou um dispositivo com GPS, que registra o percurso e a velocidade atingidas.