Topo

Ciclista que desenhou uniforme polêmico se defende de acusações

Das agências internacionais

Em Bogotá (Colômbia)

18/09/2014 00h01

Angie Rojas, ciclista colombiana que desenhou o polêmico uniforme de sua equipe, que passa a impressão de que as atletas estão seminuas, se defendeu das acusações nesta quarta-feira.

“Desenhei o uniforme e, como esportista, como mulher, como ciclista, não me colocaria em um situação vergonhosa”, disse.

A equipe IDRD, de Rojas, usou o uniforme na Volta da Toscana, na Itália. O uniforme é repleto de patrocínios, nas cores branca, amarela e vermelha. Há uma faixa, no entanto, que vai do começo das coxas até o umbigo, que possui cor que se confunde com a pele, o que causa efeito visual ousado.

“A cor dourada faz parte da imagem institucional de um de nossos patrocinadores”, completou a criadora.

Ana Cristina Sanabria, outra integrante da equipe, também defendeu a roupa: “Em nenhum momento tivemos a intenção de parecer que estávamos nuas, como muitos dizem, apenas corremos com o coração.”

A federação internacional (UCI) da modalidade entrou no caso e está investigando o ocorrido. Segundo o presidente da UCI, é inaceitável que uma equipe corra trajando vestes com alusão ao corpo feminino.

Brian Cookson, que comanda a entidade, viu-se obrigado a tomar uma posição sobre o caso. Em seu Twitter, ele se mostrou totalmente avesso à escolha do time disputou com esta roupa a Volta da Toscana, na Itália..

"Para os muitos que levantaram o assunto de um certo uniforme de uma equipe, nós estamos em cima deste caso. Isso é inaceitável para qualquer padrão de decência", afirmou ele.