Topo

Mesmo banido do esporte, Lance Armstrong correrá na Volta da França

Lance Armstrong venceu a Volta da França sete vezes, mas teve suas vitórias cassadas - AFP PHOTO / JOEL SAGET
Lance Armstrong venceu a Volta da França sete vezes, mas teve suas vitórias cassadas Imagem: AFP PHOTO / JOEL SAGET

Do UOL, em São Paulo

26/06/2015 20h03

Banido do esporte depois de ser descoberto que ele fazia uso de doping, Lance Armstrong participará de parte da Volta da França deste ano. O norte-americano venceu a prova sete vezes, mas teve suas vitórias cassadas depois que o escândalo veio à tona.

A participação do ciclista, no entanto, não será profissional, já que ele está banido do esporte. Junto com o ex-jogador de futebol Geoff Thomas, Armstrong correrá nas etapas dos dias 16 e 17 de julho, junto com uma equipe amadora.

O objetivo da participação de Armstrong é levantar 1 milhão de libras (cerca de R$ 4 milhões) para CureLeukaemia, uma instituição de caridade que apoia o tratamento do câncer.

“Sabemos que a participação de Lance tem dividido opiniões, por isso, tentaremos ser o mais respeitos possível”, afirmou Geoff Thomas. “O estágio que ele correrá será no final da semana dois, quando eu sei que os ciclistas vão precisar de apoio. Sei que sua presença lhes dará a força que eles precisam para continuar com este desafio extenuante e, por sua vez, levantar o maior valor possível para pacientes com leucemia”.

A hipótese de Lance Armstrong correr da Volta da França chegou a irritar o presidente da União Internacional de Ciclismo, Brian Cookson, no último mês, quando a participação ainda era apenas uma possibilidade.

“Eu tenho certeza que Thomas pensou no bem, mas, francamente, eu acho que isso é inapropriado e desrespeitoso com a competição. Desrespeitoso com os ciclistas que participam, com a UCI e com a comunidade antidoping. Eu acho que Lance seria, por bem, aconselhado a não participar disso”, ressaltou o presidente da União Internacional de Ciclismo, Brian Cookson.

A Volta da França acontecerá entre os dias 4 e 26 de julho.