Planeje uma viagem para praticar seu esporte favorito

Roberta Borsari

Roberta Borsari

É praticamente um consenso que viajar é uma das coisas mais prazerosas da vida. Todos planejam suas viagens e férias conforme suas possibilidades e interesses. No meu caso, tenho uma frase que resume meu estilo de vida: "REMAR PARA VIAJAR E VIAJAR PARA REMAR". Isto porque uma das coisas que mais me fascinou ao me tornar uma atleta de aventura foi a possibilidade de passar por diferentes destinos fazendo o que mais gosto e me superando a cada desafio.

E é sobre isso que vou falar, sobre a incrível possibilidade de planejar uma viagem para praticar esportes, sejam eles os mais tradicionais como uma corrida de rua ou modalidades outdoor como rafting, stand up paddle, snowboarding e outros. E isto não quer dizer que um roteiro que tenha foco em esportes não seja acompanhado de cultura, gastronomia, compras e outros aspectos que contribuem para ter uma viagem inesquecível.

Como atleta de kayaksurf tive oportunidade de surfar ondas desafiadoras na Europa competindo com os maiores nomes da modalidade, mas também de conhecer castelos irlandeses do século XVI, visitar o Guggenheim em Bilbao, passar pelo maravilhoso vale do Loire na França e saborear a gastronomia portuguesa. Tudo isso sem perder o foco, profissionalismo e o objetivo principal que eram as almejadas medalhas.

Mas você não precisa ser um atleta profissional para fazer uma viagem com uma atividade esportiva como foco. Caso não queira ou não tenha experiência suficiente para organizar tudo sozinho, existem operadoras de viagens especializadas em oferecer experiências e dar suporte para praticantes de todos os níveis que gostem de esportes em geral. Sejam caminhadas nas montanhas, descidas de rios ou mesmo a participação nas principais maratonas do mundo. E um dos aspectos interessantes e positivos é que o praticante, ao se propor a fazer uma atividade com esta, passa a ter um objetivo específico. E logo também se envolve com seu planejamento, assim como os atletas profissionais. Pensando em preparação física e mental; alimentação; equipamentos; logística; segurança; equipe de apoio e outros aspectos.

A preparação física envolve todo o treinamento e os cuidados com a saúde para a atividade que será realizada. É importante conhecer seus limites e dar atenção aos períodos de descanso, pra não "quebrar" antes da largada no caso das atividades de longa distância. A boa alimentação é fundamental para o rendimento e vale levar em conta que dependendo do local ou país, é necessário uma adaptação a culinária regional com atenção aos ingredientes que seu corpo não está acostumado. Os equipamentos de porte maior ou de logística mais complexa de transporte, na maioria dos casos podem ser alugados, mas vale lembrar que o uso do seu equipamento pessoal é sempre ideal. Como competidora sempre tive uma regra: "não mude o equipamento que você está acostumada a treinar para a prova". Algumas orientações sobre a logística, segurança e percurso também virão da equipe de apoio e operadora escolhida. Por isso, é fundamental optar por uma atividade que esteja de acordo com sua experiência, condição física e psicológica, além de uma equipe profissional que possa atendê-lo e oferecer a segurança necessária para o que você se propôs a fazer. 

Uma das maiores lições que aprendi desde que passei a fazer expedições e travessias em mar aberto é ter a humildade e respeito perante a natureza, além de um bom planejamento. Portanto, abaixo tem algumas dicas para quem se inspirou em fazer uma destas aventuras:

Há diversas possibilidades de viagens com este aspecto, para aqueles que gostam de caminhar, remar, pedalar, surfar, nadar, mergulhar, correr ou voar. Que tal fazer uma expedição nos rios da na Costa Rica? Surfar na pororoca amazônica? Pedalar na Eslovênia? Participar de uma corrida de aventura? E uma travessia de sup?  São muitas as possibilidades, basta se inspirar e planejar a sua viagem de aventura!! Está aí uma forma de ter uma vida mais saudável, variar os interesses pessoais, conhecer pessoas e lugares diferentes. Let's go outside!!

 

Roberta Borsari

Roberta Borsari é atleta TOP 10 do kayaksurf mundial e aventureira especializada em esportes a remo. Seu nome está entre as pioneiras da canoagem brasileira e sua carreira possui títulos, feitos, artigos, cursos e palestras. Foi a primeira mulher no mundo a surfar uma pororoca de caiaque, fez travessias inéditas de sup em mar aberto e possui títulos em modalidades como rafting, canoa haviana e slalom. Idealizadora do projeto SUPtravessias, visita ilhas com relevância mundial como Galápagos, Ilha de Páscoa e Maldivas realizando desafios de stand up paddle e registrando as belezas, curiosidades e comunidades locais.
www.robertaborsari.com | www.suptravessias.com.br
contato@robertaborsari.com.br

UOL Cursos Online

Todos os cursos