Preparação Mental

Roberta Borsari

Roberta Borsari

Em tempos de Copa do Mundo onde muito se falou sobre o chororô dos jogadores da seleção brasileira, me lembro de um texto que escrevi em 2005 sobre preparação mental, na época eu estava as vésperas do mundial de kayaksurf que aconteceu na Costa Rica naquele ano. E o texto falava justamente sobre a necessidade da preparação e uso da mente nas competições, mas não como um complemento do treinamento físico e sim como um fator de base determinante, principalmente entre atletas de elite onde a qualidade técnica e física geralmente é nivelada.

Mas este não é um atributo apenas para atletas de alta performance, mas para todos os praticantes de modalidades esportivas ou mesmo para ser aplicada no dia-a-dia profissional independente do segmento e carreira. Não é de hoje que se discute sobre neuro-linguística e todas as questões referentes a representações mentais, projeções e o quanto elas podem influenciar uma rápida tomada decisão em situações inesperadas, de risco ou stress. E se o assunto for levado para um lado mais filosófico ou religioso, as mensagens e pensamentos positivos são também uma forma do uso da mente que podem contribuir para o bem estar de uma forma geral. Se você pensar que uma mulher com uma gestação imaginária passa a ter enjoos e produz até leite, da pra ter ideia do tamanho do estrago que uma mente com pensamentos negativos ou derrotistas de forma contínua pode fazer no seu corpo diante de um grande desafio. O fato é que sua cabeça pode te levar mais longe ou te prejudicar em diversas situações

Lembro quando fiz a travessia de sup 40 km em mar aberto até o arquipélago de Alcatrazes no litoral norte de São Paulo. Remava mais de 5 horas sem referência visual para demarcar meu deslocamento, pois estava longe da costa e tinha apenas água para todos os lados (além de um barco de apoio, claro!), certo momento passei a ter a sensação de que não estava saindo do lugar quando enfrentei corrente e ventos transversais reversas. O cenário não era muito positivo e mesmo com o GPS a percepção de estagnação era muito forte. Este é um exemplo simples onde a mente entra "em ação". Ela poderia ter contribuído para minha desistência, se focasse que não conseguiria passar aquela barreira pois ainda tinha muitos quilômetros pela frente ou seguir firme e forte pela frente projetando a superação daquela etapa para uma grande realização pessoal. Naquele momento minha boa preparação física não influenciou tanto quanto a mental e ao optar pela segunda opção uma nova fonte de energia colidiu dentro de mim para alcançar meu resultado.

Existem muitas formas de "treinar" sua mente, controlar as emoções, aprimorar a concentração e se preparar para suportar situações extremas. Este é um assunto bastante discutido e as vezes explorado na forma comercial de "auto-ajuda" (é preciso cuidado para ter orientação qualificada), mas também levado muito a sério inclusive com estudos modernos de neurociência pelas universidades mais conceituadas do mundo. Meditação e yoga, são boas ferramentas para mim, mas outras como coaching, neuro-linguística ou psicologia por exemplo. Se você pratica algum esporte ou tem um desafio pela frente, vale a pena se informar e utilizar este recurso ao seu favor! E na dúvida, pense positivo!

Roberta Borsari

Roberta Borsari é atleta TOP 10 do kayaksurf mundial e aventureira especializada em esportes a remo. Seu nome está entre as pioneiras da canoagem brasileira e sua carreira possui títulos, feitos, artigos, cursos e palestras. Foi a primeira mulher no mundo a surfar uma pororoca de caiaque, fez travessias inéditas de sup em mar aberto e possui títulos em modalidades como rafting, canoa haviana e slalom. Idealizadora do projeto SUPtravessias, visita ilhas com relevância mundial como Galápagos, Ilha de Páscoa e Maldivas realizando desafios de stand up paddle e registrando as belezas, curiosidades e comunidades locais.
www.robertaborsari.com | www.suptravessias.com.br
contato@robertaborsari.com.br

UOL Cursos Online

Todos os cursos