03/07/2006 - 11h30
Rooney tem até quinta-feira para apresentar explicações
Das agências internacionais
Em Berlim (Alemanha)
O atacante inglês Wayne Rooney tem até quinta-feira para apresentar as explicações pelo pisão que deu no português Ricardo Carvalho durante a partida válida pelas quartas-de-final da Copa do Mundo, que lhe valeu um cartão vermelho, segundo anunciou a Fifa.
Todo jogador que recebe um cartão vermelho direto em uma Copa do Mundo deve apresentar uma explicação detalhada ao comitê disciplinar da entidade, que decide a pena a ser aplicada em partidas internacionais.
O atacante do Manchester United foi expulso pelo árbitro argentino Horacio Elizondo aos 62 minutos da partida contra Portugal (vitória lusitana por 3 a 1 nos pênaltis, depois do 0 a 0 no tempo regulamentar e na prorrogação) por causa da reação violenta.
Após a eliminação no Mundial da Alemanha, a Inglaterra volta suas atenções para as eliminatórias da Eurocopa-2008. Em 2 de setembro, o 'English Team' enfrenta a seleção de Andorra.
A Fifa informou ainda que o argentino Leandro Cufré, expulso depois da disputa dos pênaltis nas quartas-de-final entre Alemanha e Argentina (1 a1, 4 a 2), tem até quarta-feira para apresentar as explicações.
A comissão de disciplina da Fifa rejeitou a apelação apresentada pelo americano Pablo Mastroeni, suspenso por três partidas depois de ter sido expulso na partira contra a Itália (1 a 1), ainda na primeira fase da Copa.
Além dos três jogos de suspensão, o jogador foi condenado a pagar uma multa de 7.500 franco-suíços (4.800 euros).