O bósnio Ivica Osim deve ser o substituto de Zico na seleção do Japão, conforme a imprensa japonesa informou neste sábado. Segundo o noticiário, a Associação de Futebol do Japão (JFA) estaria em conversas adiantadas com o treinador desde antes do ínicio da Copa, uma vez que Zico já anunciara que não continuaria no cargo.
EFE
Ivica Osim foi técnico da seleção da Iugoslávia na Copa do Mundo de 1990
Conforme publicado, Saburo Kawabuchi, presidente da JFA, anunciou: "Queremos assinar contrato assim que ele aceite nossa oferta. As chances são de 70% ou 80% agora".
Osim, de 65 anos, dirige atualmente o time do JEF United Chiba, que disputa a J-League (a 1ª divisão do Campeonato Japonês). Em 2005, o time foi campeão da Copa da Liga, primeiro título importante do Chiba em sua história.
Osim foi jogador do Zeljeznicar Sarajevo de 1959 a 1971, quando foi para o futebol francês. Jogou por Racing de Paris, Sedan, Valenciennes e Racing de Estrasburgo, no qual encerrou a carreira em 1977.
Como técnico, assumiu a seleção olímpica iugoslava e ganhou a medalha de bronze em 1984. Em seguida, foi promovido à seleção principal, em 1986.
Na Copa do Mundo de 1990, Osim levou a Iugoslávia até as quartas-de-final, quando a equipe foi eliminada pela Argentina nos pênaltis.
Ele também classificou a Iugoslávia para a Eurocopa de 1992, na Suécia. Mas a seleção foi proibida de participar por causa das guerras civis que já tinham começado em seu território. Os conflitos levariam á dissolução da Iugoslávia em vários países (Croácia, Bósnia-Herzegovina, Eslovênia, Macedônia, Sérvia e Montenegro).
A Dinamarca substituiu a Iugoslávia na Eurocopa e acabou campeã do torneio. Osim deixou o cargo para treinar o Panathinaikos da Grécia (1992 a 1994), o Sturm Graz da Áustria (1994 a 2002) e, finalmente, o JEF United Chiba.
* Com agências internacionais