Topo

Atleta tem parada cardíaca em prova de rua em SP e é internado; estado é grave

Alexandre Sinato

Em São Paulo

07/08/2011 08h47

Robson Couto, de 40 anos, teve uma parada cardíaca na manhã deste domingo, em São Paulo, durante uma prova de 21 km. Ele foi socorrido imediatamente e reanimado pelos médicos, sendo levado na sequência para o hospital São Luiz do Morumbi. Seu estado é grave, segundo seu técnico, Luis Tavares.

“Eu não estava na corrida, mas pelas informações que recebi ele passou mal no quarto quilômetro, nas proximidades do Jóquei Clube, caiu e foi socorrido. Foi feita a desfibrilação e no quarto choque conseguiram reanima-lo. Ele foi transferido para o hospital, mas disseram que a situação é muito crítica”, explicou Tavares.

Robson treina sob a supervisão de Tavares há um ano. Os exames médicos apresentados por ele não mostraram nenhuma anomalia, de acordo com o treinador. No entanto, na última quinta-feira, o atleta mostrou um cansaço acima do normal durante uma corrida.

“Na quinta-feira ele estava reclamando de cansaço e eu o mandei parar, mas ele disse que estava bem e que queria continuar. Achei que ele estava meio ofegante”, relatou Tavares.

O atleta tem experiência nas corridas de rua. “Este ano ele correu 42 km em uma maratona no Chile e foi muito bem. É um atleta que tem histórico de meias maratonas e de maratonas. Seus exames estavam todos dentro do padrão. Foi uma fatalidade”, completou o treinador.