Topo

Corredor de 101 anos se aposenta após disputar maratona de Hong Kong

Fauja Singh, corredor britânico de 101 anos, disputa sua última maratona em Hong kong - Vincent Yu/AP
Fauja Singh, corredor britânico de 101 anos, disputa sua última maratona em Hong kong Imagem: Vincent Yu/AP

Das agências internacionais, em Hong Kong

24/02/2013 08h36

O indiano naturalizado britânico Fauja Singh, de 101 anos, encerrou sua trajetória de corredor de rua neste domingo, com a participação na maratona de Hong Kong. Ele era considerado o atleta mais velho do mundo.

Singh começou a correr aos 89 anos, logo depois da morte de sua mulher e de um de seus filhos. Desde então, ele completou 19 maratonas, entre elas as de Londres e Nova York.

Em 2011, após completar os 42 quilômetros da maratona de Toronto, ele pediu o reconhecimento do Livro dos Recordes como o maratonista mais velho do mundo, mas a solicitação foi negada.

Neste domingo, ele correu “apenas” 10 quilômetros. O trajeto foi concluído por Singh em 1h32min28s, 30 segundos a menos do que a sua marca na mesma prova do ano passado.

“É um dos dias mais felizes da minha vida”, declarou o ex-agricultor ao cruzar a linha de chegada. “Estava me sentindo bem, fresco, cheio de energia”, completou o veterano, agitando a bandeira de Hong Kong.

Apesar da boa forma, o corredor explicou que decidiu se aposentar porque, na sua idade, correr maratonas ficou “difícil”. Ele completará 102 anos em abril. Fauja Singh participará mais das competições, mas assegurou que continuará correndo para cuidar da sua saúde.