Topo

Corredor de 26 anos morre após completar meia maratona na Bahia

Segundo amigos e companheiros de corrida, Accioly gostava muito de esportes e levava vida saudável - Reprodução/Facebook
Segundo amigos e companheiros de corrida, Accioly gostava muito de esportes e levava vida saudável Imagem: Reprodução/Facebook

Pedro Lopes

Do UOL, em São Paulo

23/04/2016 18h25

O advogado Marco Accioly, de 26 anos, faleceu na última sexta-feira após completar a Meia Maratona Caixa, realizada em Porto Seguro e patrocinada pela Caixa Econômica Federal. Accioly completou a prova de 20km, mas teve um quadro de embolia pulmonar; foi socorrido e levado ao hospital Luis Eduardo Magalhães, mas não resitiu e acabou falecendo.

“Ele teve uma embolia pulmonar, e, na sequência, parada cardíaca. Era nosso amigo amigo, bem próximo mesmo. Ele completou bem a prova, depois foi para praia, sentiu um mal estar e foi encaminhado para o pronto atendimento no local. Ali fizeram o atendimento, levaram ele para o hospital com pulso ainda”, afirmou Patricia Padovani, da Profit, uma das organizadoras do evento.

Corridas de rua não exigem nenhum tipo de exame médico, apenas assinatura de um termo de responsabilidade. A norma da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) estabelece que a participação em corridas acima de 10 km pode se feita por qualquer pessoa acima de 18 anos mediante assinatura de termo de responsabilidade.

Segundo os organizadores da prova, Accioly tinha passado por testes cerca de dois meses antes da prova, incluindo um eletrocardiograma e teste de eforço, que não tinham apontado nenhum problema. Dentre o grupo de corredores, era considerado um dos mais saudáveis, praticava jiu-jitsu e musculação, além de corridas.

“Ele treinava todo dia, fazia jiu jitsu, musculação, corria a semana toda. Era o mais saudável de todos, foi uma fatalidade mesmo. Sempre levamos grupos de cliente para fazer testes, há cerca de dois meses ele fez testes, ecocardiograma, teste de esforço, estava tudo bem”, explicou Patricia.