Topo

Mano não quer reviver Tolima. Por isso, pede mais que empate ao Corinthians

Corinthians visita o Fluminense e recebe o Criciúma nos dois jogos finais - Friedemann Vogel/Getty Images
Corinthians visita o Fluminense e recebe o Criciúma nos dois jogos finais Imagem: Friedemann Vogel/Getty Images

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

28/11/2014 19h07

Basta um ponto para o Corinthians assegurar a vaga na próxima Copa Libertadores, mas evitar a fase preliminar da competição é um objetivo que Mano Menezes leva para as últimas duas rodadas. Por isso, vencer nos dois jogos finais será fundamental. A missão corintiana para fugir de confrontos como os que teve com o Tolima-COL, em 2011, tem início no próximo domingo diante do Fluminense, às 17h (de Brasília).

"Você não precisa passar por dois jogos decisivos tão cedo. Em jogos com essa característica, o grau de dificuldade é grande e os jogos fora de casa são sempre difíceis. Estar direto na fase de grupos ajuda muito", disse Mano Menezes nesta sexta.

Ironicamente, a vaga na próxima Copa Libertadores será garantida com um empate. E o Corinthians é, justamente, o time que mais tem empates no Brasileiro. "Alguns foram bons, outros nem tanto. Foram em número maior que deveria ser. Mas, nesse momento, é o que basta matematicamente. Mas não saímos ao Rio pensando em empatar com o Fluminense. Nunca fizemos isso", declarou Mano.

"Se não conseguimos (vencer) é porque não tínhamos competência, ou os adversários foram mais competente que nós. Manter esse momento de bom rendimento e encerrar o campeonato assim vai ser muito bom para a próxima temporada", definiu o treinador.

Mano ainda negou que, no sábado, poderá torcer para o Palmeiras em confronto com o Internacional. Em caso de sucesso do rival paulista na partida a ser realizada em Porto Alegre, a situação do Corinthians pode ficar ainda mais confortável. "Quanto mais cedo atingir o objetivo, melhor. Mas não sou bom torcedor. Vamos nos ater a fazer melhor a nossa parte. Vamos ficar felizes se atingirmos o objetivo".

Com 66 pontos na terceira posição, o Corinthians tem vantagem de três pontos em relação ao Internacional, quarto lugar, e seis em relação ao Grêmio, que é sexto. O Atlético-MG, quinto colocado, já tem vaga direta na Copa Libertadores por ter vencido a Copa do Brasil.

Dessa forma, para evitar a participação na fase preliminar da Copa Libertadores em janeiro, o Corinthians precisará terminar entre os três primeiros colocados, desconsiderando a presença do Atlético-MG por já ter vaga assegurada.