UOL Esporte Olimpíadas de Inverno
 
04/02/2010 - 07h53

Equipe que inspirou filme, Jamaica falha e fica fora do bobsled

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Quando se fala em bobsled, é difícil não se lembrar do filme “Jamaica Abaixo de Zero” (1993), que marcou época ao contar a história da equipe jamaicana que levou o país tropical aos esportes de inverno. Neste ano, no entanto, a história não se repete, já que o quarteto que representa a nação falhou em conseguir a classificação para os Jogos Olímpicos de Vancouver.

Segundo lista divulgada pela agência de notícias The Associated Press, a Jamaica não faz parte da primeira lista de nações qualificadas para a competição. O time do país ficou no aguardo pelas últimas semanas para que se abrisse uma vaga, mas acabou fora, como o Brasil, que não conseguiu classificar seus times nem no masculino, nem no feminino.

“Estivemos na batalha por muitos anos”, lamentou Chris Stokes, membro fundador do primeiro trenó jamaicano, há mais de 20 anos, à AP.

“É desapontador, não há dúvidas. Nossos atletas trabalharam muito duro. Não qualificar não significa um fracasso, mas é um passo para trás”, admite ele.

A primeira vez que a pequena ilha centro-americana teve um representante nas Olimpíadas de Inverno foi em 1988, na edição dos Jogos em Calgary, também no Canadá. Com isso, eles inspiraram a filmagem de “Cool Runnings”, lançado pela Walt Disney em 1993 e que no Brasil se chamou “Jamaica Abaixo de Zero”.

  • Reprodução

    País inspirou "Jamaica Abaixo de Zero", lançado no ano de 1993

A origem do esporte no país foi devido aos norte-americanos George B. Fitch e William Maloney, que já tinham ligação com a Jamaica. Em uma viagem, decidiram usar os rápidos corredores jamaicanos para o bobsled, modalidade que combina força e velocidade.

O filme no entanto, é em sua maior parte fictício, usando imagens das Olimpíadas, como na batida do trenó, que deixou a Jamaica sem classificação final em Calgary - no para duas pessoas, ficaram em 30º.

Os jamaicanos geraram expectativa mais uma vez na classificatória para os Jogos, na espera de que eles voltassem a competir, o que ocorreria mais uma vez no Canadá.

Em 2006 e agora novamente em 2010, os jamaicanos não tiveram sucesso para garantir vaga, o que não deve tirar o time da luta para os Jogos de 2014, em Sochi (RUS). "Nós seguiremos lutando", afirmou Stokes.

*Com agências internacionais

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host